Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sustentabilidade

Construtora de Sorocaba desenvolve diversas ações sustentáveis

Entre as medidas, a Planeta instala, em todos os seus empreendimentos, vários recursos ecologicamente corretos

21 de Maio de 2021 às 16:28
Da Redação [email protected]
Empresa aderiu ao programa Adote uma Praça, da Prefeitura.
Empresa aderiu ao programa Adote uma Praça, da Prefeitura. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/4/2021))

A Construtora Planeta, de Sorocaba, instala, em todos seus empreendimentos construídos, diversos recursos sustentáveis. A empresa também desenvolve várias outras ações para contribuir com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Os recursos disponíveis nos residenciais entregues pela Planeta incluem, no tocante à economia de energia convencional, estação de carregamento de carros elétricos; bicicletário; painéis fotovoltaicos, para converter a energia solar em energia elétrica; iluminação das áreas comuns em LED e aquecimento de piscinas com energia solar.

Já para diminuir o uso de água, a construtora implementa, nos condomínios, sistema captação e reuso de água da chuva, para irrigação dos jardins e lavagem das áreas comuns; sistema de fluxo duplo de descarga em todas as bacias sanitárias e torneiras com temporizador nas áreas comuns.

A empresa investe, ainda, em elevadores inteligentes. A tecnologia regenerativa dos equipamentos propicia que, em determinados momentos, em vez de consumir energia, eles gerem este recurso ao edifício, por meio de sua própria movimentação. Assim, a energia é devolvida ao empreendimento. Conforme a Planeta, em comparação com elevadores convencionais, a economia pode ser de até 75%.

A Planeta também realiza plantio de árvores nos empreendimentos e arredores.

Outras ações sustentáveis

A Planeta também desenvolve outras ações sustentáveis, além daquelas adotadas nos empreendimentos. A construtora possui, inclusive, uma usina fotovoltaica própria. Ela está instalada no Espaço Planeta (avenida Professora Izoraida Marques Peres, número 1.150, Parque Campolim). A energia solar da usina é gerada por meio de painéis fotovoltaicos instalados na cobertura do prédio.

Além disso, a empresa aderiu ao programa Adote uma Praça, da Prefeitura de Sorocaba, adotando, de maneira voluntária, praças públicas da cidade. Por meio da iniciativa, a construtora fará melhorias nos locais, para torná-los acessíveis à população.