Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Vacinação de mães de recém-nascidos é suspensa em Sorocaba

Imunização com a AstraZeneca/Oxford para este grupo estava prevista para começar nesta quarta-feira

13 de Maio de 2021 às 01:30
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vacina Covishield, da AstraZeneca/Oxford
Vacina Covishield, da AstraZeneca/Oxford (Crédito: INDRANIL MUKHERJEE / AFP)

A vacinação de puérperas com comorbidades contra a Covid-19 está temporariamente suspensa em Sorocaba. O anúncio foi feito pela prefeitura na manhã desta quarta-feira (12), seguindo a orientação do Ministério da Saúde, Governo Estadual e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacinação com a AstraZeneca/Oxford para este grupo estava prevista para começar nesta quarta-feira (12). A mesma medida foi adotada para a gestantes com comorbidades.

A determinação foi comunicada pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado na noite de terça-feira (11). As puérperas que comparecerem a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesta quarta-feira (12) serão informadas da suspensão temporária e não poderão receber a vacina.

Também conhecido como resguardo ou quarentena, o puerpério é um processo após o nascimento do bebê, fase de readaptação para o corpo feminino que tem início logo após o parto e dura em média até a 8ª semana. Neste tempo, cuidados são necessários, pois ocorrem diversas mudanças na mulher, tanto em termos hormonais quanto corporais.

O município aguarda novas orientações sobre o assunto, após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa. A vacinação agendada para esta quarta-feira segue normalmente para as pessoas com Síndrome de Down e transplantados de 18 a 59 anos, além de pessoas com deficiência permanente de 55 a 59 anos.

O Plano Estadual de Imunização (PEI) de São Paulo informou em nota que a vacinação para grávidas e puérperas com comorbidades será retomada assim que novas remessas de vacinas do Butantan e da Pfizer sejam direcionadas pelo Ministério da Saúde para estes públicos.

"A nova data será amplamente divulgada assim que os imunizantes estejam disponíveis nos postos de vacinação. A previsão é que novas remessas destas vacinas cheguem nos próximos dias", escreve a nota. (Jomar Bellini - [email protected])

 

Imunização na segunda-feira para gestantes e puérperas

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (12) a retomada da vacinação contra a Covid-19 das grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades a partir da próxima segunda-feira (17).

Segundo o Estado, isso será possível por conta do remanejamento da vacinação e entrega de novas doses da vacina do Butantan e da Pfizer realizadas ontem. “Preocupados com a imunização das grávidas, orientamos para que a partir da próxima segunda-feira elas possam ser vacinadas em todo o Estado de São Paulo, não havendo portanto interrupção de um tempo maior”, disse Doria.

Conforme o Estado, no total, 100 mil gestantes e mulheres adultas (com 18 anos ou mais) que tiveram partos recentes poderão se vacinar com estes dois tipos de vacinas.

Já o governo federal sinalizou que emitirá nota técnica com relação às gestantes que já receberam a primeira dose do imunizante.

As grávidas em qualquer período gestacional deverão também apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança.

Para ambos os casos, é necessário comprovar a comorbidade apresentando documentos de saúde como exames, receitas, relatório ou prescrição médica, bem como cadastros pré-existentes nas Unidades Básicas de Saúde. A lista das comorbidades pode ser conferida no site da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. (Ana Cláudia Martins - [email protected])

Matéria atualizada à 1h30 desta quinta-feira (13)