Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Dia do Trabalhador terá comemoração virtual

01 de Maio de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Momento é oportuno para o aprimoramento das competências dos profissionais.
Momento é oportuno para o aprimoramento das competências dos profissionais. (Crédito: AGÊNCIA BRASIL)

Pelo segundo ano consecutivo, as comemorações presenciais pelo Dia do Trabalhador não serão realizadas. Os eventos, que antes da pandemia reuniam cerca de 15 mil pessoas, agora encontram nas redes sociais um espaço para homenagear a data. Alguns sindicatos de Sorocaba promovem, neste 1º de maio, ações beneficentes e lives solidárias em prol do combate à fome.

O evento promovido pela Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal) arrecadará doações para o Banco de Alimentos de Sorocaba. Todo o valor será revertido em cestas básicas. A live solidária será realizada a partir das 10h. A ação tem parceria com os bares da cidade e quatro atrações musicais: a dupla sertaneja Luca e Marcelo, o cantor e compositor Julio Moura, Flavinho Batucada e banda e as meninas do Forró das Comadres. A transmissão será feita pelas redes sociais do SMetal.

A partir das 14h, o SMetal transmitirá, em sua página no Facebook, o 1º de Maio pela Vida. A programação beneficente será comandada pela cantora, compositora e apresentadora Ellen Oléria e, entre as atrações confirmadas, estão: Elza Soares, Chico César, Tereza Cristina, Delacruz, Johnny Hooker, Marcelo Jeneci, Odair José, Aíla, Bia Ferreira e Doralyce, Fábio Assunção, Osmar Prado e outros. As doações já estão abertas e podem ser feitar por Pix, pela chave 15991226281. Se quiser doar alimentos, o interessado pode entrar em contato por meio do e-mail [email protected] ou pelo telefone (15) 99112-3417.

Ainda hoje, o Sincomerciários de Sorocaba promove, a partir das 9h, uma live no Facebook da entidade. O presidente Milton Matias da Costa, o Zico, realizará um discurso em homenagem ao trabalhador que, durante todo esse período de pandemia, tem atuado na linha de frente nos mercados, supermercados, hipermercados, feiras livres, casas de materiais de construção e outros setores considerados essenciais dentro do Plano SP. Ainda na rede social, acontecerá um sorteio especial. Mais de 800 comerciários sócios do Sincomerciários se inscreveram e concorrem a 20 vale-compras no valor de R$ 250,00 cada um.

Cenário turbulento

Para o economista Geraldo Almeida o momento, apesar de turbulento, é oportuno para o aprimoramento das competências dos profissionais. “Primeiramente, antes de comemorar o Dia do Trabalho, temos que comemorar a vida. O momento é de reflexão para o futuro. Temos que pensar no que vai acontecer com as atuais ocupações, nas profissões que serão criadas a partir desta circunstância e nos preparar. Sempre estar atualizado, se qualificar de acordo com as necessidades do mercado para não ficar de fora”, diz. Além disso, Almeida diz que o poder aquisitivo do brasileiro está em queda. “As pessoas estão com medo de gastar. Quem está empregado tem a sombra de desemprego ao lado. É hora de ter cautela.”

A expectativa para a criação de novos postos de trabalho em 2021 não é das melhores. Segundo o economista, o desemprego no Brasil está em 14,1%, fora o índice de pessoas em desalento que ultrapassa 20%, ou seja, aqueles que pararam de procurar por alguma ocupação. “Em 2021, com a demora da chegada das vacinas para toda a população, a retomada da economia é muito lenta. Em 2022, já conseguimos ter um pouco mais de esperança, mas, ainda assim, será demorado. Para o país voltar a ser o que era antes de 2014, temos muito o que enfrentar”. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)