Buscar no Cruzeiro

Buscar

No 1º Pedala Rio Sorocaba, ciclistas conhecem história e curiosidades

04 de Maio de 2019 às 12:01

No 1º Pedala Rio Sorocaba, ciclistas conhecem história e curiosidades No passeio de 5,5 km, ciclistas conheceram a história e curiosidades sobre o rio Sorocaba - Foto: Fábio Rogério (04/05/2019)

Um grupo de cerca de 20 ciclistas participou, na manhã deste sábado (4), do 1º Pedala Rio Sorocaba. O evento, realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardim (Sema), tem como objetivo estimular o uso da bicicleta como meio de locomoção e enfatizar a importância da malha cicloviária sorocabana, a segunda maior do País, com mais de 100 quilômetros de extensão.

A atividade teve concentração no Centro de Educação Ambiental do Rio Sorocaba, em frente ao Poupatempo, onde os participantes receberam as orientações iniciais. Ao longo do passeio, os ciclistas tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história e algumas curiosidades sobre o rio Sorocaba, como o curso original do rio antes da construção da avenida Dom Aguirre e a maior enchente da história da cidade, registrada em 20 de janeiro de 1929.

[irp posts="111444" ]

 

Com 5,5 quilômetros de extensão, o passeio, realizado pela ciclovia, conta com paradas na antiga Usina Cultural, no Parque da Biodiversidade e tem encerramento no Parque das Águas. De acordo com Aldo Bettencourt, técnico ambiental da Sema, esta primeira edição é um piloto "para sentir a receptividade do público". Foram realizadas inscrições prévias e todas as 60 vagas foram preenchidas. No entanto, apenas 18 ciclistas participaram.

Ciclista há mais de 10 anos, a aposentada Isabel Fukano comentou que, apesar das margens do rio frequentemente fazerem parte do roteiro dos seus passeios, a iniciativa é positiva para aprender mais sobre o rio e o meio ambiente. "Sempre passo por aqui, mas o conhecimento era pouco".