Audiência pública debate combate à pedofilia e propõe criação de fórum permanente em Sorocaba
Encontro reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade para discutir medidas de prevenção e punição de crimes contra crianças em Sorocaba
Uma audiência pública para discutir políticas de enfrentamento à pedofilia e à violência sexual contra crianças ocorreu nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de Sorocaba. O encontro foi proposto pelo vereador Ítalo Moreira (União Brasil).
A mesa contou com a participação do jornalista e ativista Jessé Maximiano; da presidente da Comissão Infanto-Juvenil da OAB Sorocaba, Dra. Juliana Saraiva; do conselheiro tutelar Fernando de Jesus; e da especialista em cibersegurança Vitória Okida, que participou de forma remota.
o vereador disse que irá propor uma lei para endurecer a pena para quem cometer este tipo de crime. Vitória Okida destacou que a internet e os jogos online têm facilitado crimes sexuais contra crianças, defendendo mais segurança no ambiente virtual e orientação para pais e responsáveis. Já a advogada Juliana Saraiva reforçou que a maioria dos abusos é cometida por pessoas próximas das vítimas.
Também foram debatidos temas como a importância de campanhas de conscientização, como o Maio Laranja, e o baixo número de conselheiros tutelares em Sorocaba.
O evento reuniu representantes de órgãos públicos, entidades sociais e moradores, que compartilharam experiências, sugestões e demandas para fortalecer o combate à pedofilia.