Sorocaba e Região

Mutirão faz 50 mamografias por dia em Sorocaba

Exames podem ser feitos até o dia 8 de novembro
Mutirão faz 50 mamografias por dia
Os exames são realizados em unidade móvel e atende quem não tem convênio médico. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Começou nesta terça-feira (23) em Sorocaba e segue até 8 de novembro, menos aos domingos, o mutirão de mamografias para mulheres que não dispõem de convênio médico e precisam ser assistidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Numa parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e com a pasta municipal, o projeto Mulheres de Peito, também em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisa e Diagnóstico por Imagem (Fidi), oferece 50 exames por dia. O serviço está concentrado numa unidade móvel ao lado do Terminal Santo Antônio, no Centro, com acesso pela avenida Afonso Vergueiro.

Segundo informações de Daniel José da Silva, encarregado pela unidade, o serviço funciona já há quatro anos de forma itinerante, e para se beneficiar do exame sem ter que esperar muito tempo na fila do SUS é preciso que mulheres de 35 a 49 anos de idade se apresentem com carteira do SUS, RG e o pedido médico. Mulheres a partir dos 50 anos não precisam do pedido médico, necessitando porém apresentar a carteira do SUS e RG. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 9h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Tendo em vista que o resultado não é imediato, Daniel da Silva atenta que os exames serão retirados por meio da Secretaria de Saúde (SES), dentro de um prazo médio de 15 a 20 dias. O encarregado pela unidade móvel reforça que o objetivo é facilitar o acesso ao exame e diminuir a demanda do município. Ontem, no primeiro dia, as 50 senhas referentes ao montante de exame/dia foram retiradas.

A dona de casa Rosemeire Aparecida Domingues Moretto disse que procura fazer mamografia todo ano, mas que para isso depende de conseguir agendamento pela rede municipal, e destacou que faz o toque mensalmente.

Outra mulher, que preferiu não se identificar, falou que muitas mulheres deixam de fazer a mamografia por falta de oportunidade.

Comentários