Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão do MEI termina nesta sexta (24) na Praça Fernando Prestes

23 de Maio de 2019 às 16:55
Ana Claudia Martins [email protected]

Mais de 200 pessoas já foram atendidas em busca dos serviços oferecidos para atuais ou futuros empreendedores. Crédito da Foto: Erick Pinheiro

O mutirão do MEI (Microempreendedor Individual) termina nesta sexta-feira (24) na Praça Coronel Fernando Prestes, em Sorocaba. Até o início da tarde desta quinta (23), mais de 200 pessoas já tinham sido atendidas no local em busca dos serviços oferecidos pelas entidades para aqueles que já são ou pretendem ser empreendedores.

[irp posts="121285" ]

 

O objetivo do evento é ajudar os microempreendedores por meio de orientações sobre todos os direitos previstos por lei, regularizacão ou formalização da atividade, ou ainda sanar dúvidas sobre empreendedorismo. Aos interessados são oferecidos gratuitamente serviços como abertura, alteração e fechamento de empresa, declaração anual, guias de pagamentos, filiação junto a entidades de classe, uso e permissões municipais, acesso a crédito, compras públicas, emissão de nota fiscal, venda de produto e prestação de serviços, parcelamento dos boletos, além de orientação do Procon e INSS, entre outros.

Segundo a analista do Sebrae Sorocaba, Isabel Janaína Soares, para participar dessas ações, basta apresentar o RG, CPF, título de eleitor, carnê de IPTU do endereço da empresa, recibo do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), além de um celular com acesso a e-mail.

O evento é promovido pelo Sebrae Sorocaba, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), Associação Comercial de Sorocaba e a TV TEM. A programação completa da Semana do MEI no Sebrae pode ser consultada no site: https://bit.ly/2Wkkrgl

4ª no Estado em formalizações

Nos últimos anos, Sorocaba tem se destacado com o número de formalizações de microempreendedores individuais, colocando a cidade na quarta posição no Estado entre as cidades do mesmo porte. Só no ano passado, foram 7.153 pedidos feitos junto ao Espaço Empreendedor (EE), serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), da Prefeitura de Sorocaba.

Dados do EE mostram que esse número registrado em 2018 foi 45,56 % maior que o registrado em 2017, quando foram registradas 4.914 formalizações de MEIs.

Informação e empréstimo

Elton Santos é MEI há alguns anos e presta serviços na área da construção civil. Ele conta que foi ao evento no início da tarde de ontem para buscar informações na tenda do Banco do Povo sobre empréstimos, valores de crédito e juros. “Eu pretendo saber as condições para solicitar empréstimo. Com o valor pretendo adquirir equipamentos que uso na construção civil”, disse.

Já a dona de uma sorveteria no bairro Wanel Ville, Nilda Queiróz Viana, afirma que procurou o evento em busca de informações para regularizar a documentação da empresa. “Eu vi na televisão falando que tinha o atendimento aqui na praça e como estava indo para o centro achei melhor aproveitar e pedir informações no caso da minha sorveteria”, disse. (Ana Cláudia Martins)