Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão de castração recebe inscrições no Parque Vitória Régia

01 de Outubro de 2018 às 07:23

Animais castrados têm menor chance de desenvolver doenças como o câncer. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Arquivo Secom

Moradores da região do Parque Vitória Régia, em Sorocaba, podem inscrever seus cães e gatos a partir desta segunda-feira (01) para o mutirão de castração. As castrações são gratuitas e vêm sendo realizadas pela Prefeitura de Sorocaba na zona norte da cidade.

“O nosso objetivo é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos”, afirma o secretário da Sema, Jessé Loures. O mutirão será realizado até fevereiro de 2019. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 202.628 mil cães e gatos.

O mutirão na região do Parque Vitória Régia contemplará os seguintes bairros: Parque Vitória Régia I, II e III, Alpes de Sorocaba, J.S. Carvalho, Jardim Imperatriz, Jardim Portal do Itavuvu, Jardim Santa Luiza, Herbert de Souza, Jardim Bonsucesso e Sorocaba Park.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Como se inscrever

Os moradores do Vitória Régia e bairros adjacentes interessados em castrar seus animais de estimação devem fazer a inscrição até o dia 5 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Unidade Saúde da Família Ulisses Doutor Carlos Alberto Amorim, localizada na Rua Ferdinando Irineu Corram no Parque Vitória Régia.

Para realizar a inscrição o tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. As vagas são limitadas.

Cuidados para castrar os animais

As cirurgias de castração deste mês ocorrerão nos dias 09, 10 e 11 de outubro no Parque “Amadeu Franciulli”, localizado na rua José Martinez Peres, no Parque Vitória Régia.

Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o cidadão esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elizabetano. (Secom Sorocaba)