Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão contra a dengue em Sorocaba remove mais de uma tonelada de criadouros

27 de Janeiro de 2020 às 18:37

Mutirão contra a dengue em Sorocaba remove mais de uma tonelada de criadouros Trabalho de limpeza foi feito para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba

O mutirão realizado pela Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba removeu 1.690 quilos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação foi realizada sábado (25) por funcionários da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses.

Foram visitados 1.518 imóveis e identificadas larvas em 20 casas, além de três moradias que receberam notificação de adequação. Trabalhos de arrastão, visita casa a casa e bloqueios de casos foram feitos nos bairros Simus e Cidade Jardim, localidade com maior concentração de casos confirmados de dengue.

Cuidados

Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Zoonoses, Thais Buti, o Poder Público necessita urgente da colaboração e conscientização da população para combater o mosquito. “Sabemos da possibilidade de uma nova epidemia de dengue na cidade este ano, e por esse motivo, estamos intensificando cada vez mais nossos trabalhos. Sem a ajuda da população, a doença vai ganhar força em Sorocaba”, alerta.

Thais também lembra que, desta vez, o vírus em circulação é o sorotipo 2 da doença. Ou seja, quem pegou dengue na grande epidemia de 2015 (época da circulação do sorotipo 1) poderá pegar novamente e com maior letalidade.

Trabalho de limpeza

Durante o mutirão, com o uso de três caminhões, houve a coleta e remoção massiva de recipientes que acumulam água, serviço mais conhecido como “arrastão” que tem como objetivo diminuir a infestação do mosquito. Na visita casa a casa, 40 agentes foram até os imóveis vistoriar os espaços e promover a conscientização e orientação da população, além da busca ativa de novos pacientes que apresentassem sintomas.

De acordo com a SES, até o momento, Sorocaba registrou 47 casos confirmados de dengue (28 autóctones, 18 importados e um indeterminado) e um caso importado de chikungunya da cidade do Rio de Janeiro. Não há casos confirmados de febre amarela e zika. Em relação aos casos de dengue, ainda há 48 novas notificações em investigação. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)

[irp posts="11036" ]