Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mutirão atende milhares de pacientes

03 de Agosto de 2019 às 23:23

Mutirão atende milhares de pacientes A Policlínica funcionou das 7h às 17h, para realizar um total de 1.051 procedimentos. Crédito da foto: Fábio Rogério

Com objetivo de reduzir a fila de espera para consultas em especialidades, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, realizou neste sábado (3) um mutirão da saúde com cerca de quatro mil atendimentos nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Policlínica Municipal Edward Maluf. Os Ônibus Azul e Rosa, o Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) também prestaram atendimentos à população.

A secretária da Saúde, Kely Schettini, que assumiu a pasta há três meses, disse que o mutirão simboliza “o marco de um novo modelo de gestão”, baseado, segundo ela, na “resolutividade” e fim da “cultura da emergencialização”, isto é, pela valorização da rede básica em detrimento aos atendimentos de emergência. Ao longo do dia, Kely acompanhou a prefeita Jaqueline Coutinho (PTB) em visitas à Policlínica e às UBS de Aparecidinha, Vitória Régia e Ulisses Guimarães. “A conversa é necessária para o administrador entender o que está acontecendo. Uma coisa é ler coisas documentadas, a outra é ver e ouvir as realidades, as deficiências e coletar sugestões”, comentou a prefeita.

[irp posts="78450" ]

 

Mutirão atende milhares de pacientes Jaqueline Coutinho e Kely Schettini. Crédito da foto: Fábio Rogério

Segundo Kely, desde que assumiu a Secretaria de Saúde, em 2 de maio, foram realizados mutirões nas áreas de mastologia e ortopedia e outros, de diferentes especialidades, estão programados para ocorrer nas próximas semanas. A secretária comentou que o tamanho da fila de espera por atendimento depende de variáveis, como a especialidade e o grau de urgência. Ela citou que a espera para atendimento odontológico, que girava entre dois a três meses, foi zerada com o evento deste sábado (3).

O ajudante Edy Carlos Luciano Duarte aprovou a iniciativa, já que conseguiu encaminhamento para tratamento com dentista menos de uma semana depois de passar por consulta na UBS em Aparecidinha. “Muito bom porque agilizou e se fosse no particular seria muito caro”, disse. Morador do Éden, o aposentado José Vieira da Silva aguardava há dois meses por uma consulta com dermatologista quando recebeu a ligação da vaga no mutirão. “Estava marcado para meio-dia, mas eu fui atendido até antes. Cheguei mais cedo porque tem pouco ônibus de sábado e nem precisei esperar”, comentou.

[irp posts="87133" ]

 

Mutirão atende milhares de pacientes O número preciso de atendimentos realizados será divulgado nesta segunda-feira (5) pela Prefeitura. Crédito da foto: Fábio Rogério

Para o mutirão de ontem, a Policlínica funcionou das 7h às 17h, para realizar um total 1.051 procedimentos encaminhados por meio Central de Regulação Municipal, como exames, pequenas cirurgias e consultas de dermatologia, ortopedia, mastologia, neurologia, urologia. Já nas UBSs, a estimativa da SES é que tenham sido realizadas cerca de 950 consultas médicas, 1,2 mil consultas de enfermagem e 680 consultas odontológicas, totalizando 2.830 atendimentos. A taxa de absenteísmo de todo o mutirão deverá ser divulgada somente amanhã. Segundo Kely, o mutirão deste sábado teve custo de R$ 2 milhões, sendo metade proveniente de dotação do município e repasses do governo federal direcionadas à programas específicos e, a outra, por meio de uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão do deputado Guilherme Derrite (PP). (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos