Buscar no Cruzeiro

Buscar

Música comemora os 187 anos da PM

02 de Novembro de 2018 às 11:14

Música comemora os 187 anos da PM Banda da PM desce a escada rolante do shopping tocando. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Com música de qualidade e aplausos do público, a Polícia Militar do Estado de São Paulo comemorou ontem à noite o 187º aniversário da corporação com apresentações no Shopping Iguatemi Esplanada. Denominado 3º Encontro de Bandas Regimentais de Música da Polícia Militar, o evento reuniu 55 policiais dos Comandos de Policiamento do Interior de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto e Araraquara. Cerca de 500 pessoas prestigiaram as apresentações, segundo avaliação da administração do shopping.

O repertório foi composto de diversos estilos musicais, de Frank Sinatra a Roupa Nova, de “The lion king” -- do filme “O rei leão” -- a “I’ll be there” de Jackson Five. O objetivo foi levar entretenimento e cultura às pessoas de todas as idades de Sorocaba e região e que frequentam o shopping em suas atividades de compras, lazer, alimentação, passeio.

O comandante do CPI-7 coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho, compareceu acompanhado do pai, Antônio Valdir Gonçalves. O comandante informou que os policiais da banda regimental trabalham no telefone 190, no policiamento e em alguns momentos fazem o trabalho da banda. “São policiais que têm esse dom artístico”, disse, lembrando que as apresentações em um shopping contribuem para que as pessoas conheçam esse aspecto da corporação. “187 anos de uma instituição que serve à população na prestação de serviços de segurança pública têm que ser muito comemorados porque é uma instituição forte, centenária, bem aceita pela população, e que pelo belo trabalho dos policiais gera uma sensação de segurança. E por isso o aniversário tem que ser comemorado.”

Música comemora os 187 anos da PM Mais de 500 pessoas acompanham a apresentação dos policiais. Crédito da foto: Erick Pinheiro

“Antes de sermos músicos, somos policiais”, disse o soldado Cândido, de Campinas. O tenente Agel, também de Campinas, ressaltou a longevidade da banda da PM: “Foi criada em 1850, na época do Império.”

Para a administradora Marcela Ferreira Molina, de 31 anos, a apresentação da música pelos policiais militares foi uma oportunidade “maravilhosa”: “É a oportunidade de o policial estar em contato com o povo de Sorocaba, ter essa afinidade. Acho importante a proximidade da população com a corporação.” Lembrou que o evento mostra que a polícia tem atuações de proteção e também artística: “É uma visão talvez mais pacífica.”

O músico Daniel Serra, de 40 anos, enquanto curtia o som dos instrumentos, disse que a música é uma das únicas artes que podem tocar o coração de todos. “No momento que estamos passando é preciso que todos tenhamos muito amor no coração e ao próximo”, disse. E elogiou o papel dos policiais que, além de atuarem na proteção com a segurança pública, “podem trazer ainda mais alegria para a gente”. (Carlos Araújo)

Galeria

Confira a galeria de fotos