Sorocaba e Região

Museus recebem famílias no feriado em busca do resgate da história

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana e Museu Histórico Sorocabano receberam visitantes
A família Souza foi conhecer o Museu Histórico Sorocabano. Crédito da Foto: Emídio Marques

Muitas famílias aproveitaram o feriado de 1º de Maio nesta quarta-feira para visitar os museus da cidade. Por conta do Dia do Ferroviário, comemorado terça-feira (30), o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana atraiu visitantes que queriam conhecer um pouco mais da história. A data é alusiva à inauguração — em 30 de abril de 1854 — da Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, a Estrada de Ferro de Mauá, a primeira linha ferroviária do Brasil.

 

Entre os visitantes estava o engenheiro Magno Schitini com a esposa, a professora de História Sônia Schitini, e o filho José, de 9 anos. Embora não se lembrasse do único passeio de trem que fez na vida, quando tinha pouco mais de um ano, o garoto se encantou com a história ferroviária do País. O casal diz que passeio em museu é sempre agradável pelo fato de poder conhecer a história, além de poder passar para o filho conhecimento da evolução das coisas.

O Museu Histórico Sorocabano, que fica no Parque Zoológico Quinzinho de Barros, também atraiu visitantes interessados em resgatar o passado. Como o casal de comerciantes José Luiz e Adriana Mesquita, que vieram de Jaú para conhecer Sorocaba. A auxiliar financeira Clara Del Rio de Souza, e o marido, o soldador Odair Lima de Souza, levaram o filho Samuel, de 3 anos, ao museu para mostrar a ele como viviam as culturas antigas.

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (situado na rua Álvaro Soares, 533) , no Jardim Maylasky, abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h; e o Museu Histórico Sorocabano, das 9h às 16h30 de segunda a sexta, e das 11h às 16h, nos finais de semana e feriados. (Adriane Mendes)

Comentários