Buscar no Cruzeiro

Buscar

Multa da Urbes leva à descoberta e apreensão de carro dublê em Sorocaba

19 de Abril de 2019 às 15:19

A PM descobriu a real identidade do clone ao levantar informações sobre o veículo equipado na fabricação com o motor. Foto: Divulgação

Um dublê de outro automóvel foi descoberto e apreendido nesta quarta-feira (17) em Sorocaba, após a Urbes -Trânsito e Transportes levar a Polícia Militar (PM) até o endereço de um imóvel no bairro Cidade Jardim, na Zona Oeste. Lá estava o Hyundai/Azera, ano 2012/2013, de cor prata, com placas, chassi e documentação adulterados para se passar por outro, registrado em Americana. O responsável pelo clone responde à investigação em liberdade. Ele declarou à Polícia Civil que comprou o veículo por valor de mercado e foi vítima da ilegalidade.  

A Urbes tomou a iniciativa após receber ligação da proprietária do carro autêntico, que mora em Americana, cidade na região de Campinas. Ela questionou a notificação emitida pela Urbes informando sobre a multa e o recolhimento do veículo por estacionamento em local proibido. A mulher alegou que em momento algum o automóvel dela foi recolhido e nem mesmo circulou por Sorocaba.  

[irp posts="106350" ]

 

Como a infração, o recolhimento e a multa realmente ocorreram no final de março, a equipe da Urbes levou os policiais até o endereço informado pelo responsável que retirou o veículo.  Ele havia comparecido pessoalmente na sede da Urbes, com uma procuração da proprietária do carro autenticada falsamente e cumpriu todas as providências e pagamentos legais para a liberação. 

Segundo a Urbes, tanto o Recibo de Compra e Venda como o Certificado de Registro do Veículo tinham informações impressas em papéis de segurança oficiais e correspondentes às placas e à numeração do chassis adulteradas no clone. Segundo a Polícia Civil, os espelhos dos documentos foram roubados do Detran em Itanhaém e o selo de autenticação da procuração referia-se a documento diverso.  

A PM descobriu a real identidade do clone ao levantar informações sobre o veículo equipado na fabricação com o motor, cuja numeração deixou de ser adulterada. Trata-se de um Hyundai/Azera, ano 2012/2013, de cor prata, registrado na cidade de São Paulo e com queixa de estelionato há mais de dois anos, desde dezembro de 2016. 

O responsável pelo veículo em Sorocaba apresentou-se por iniciativa própria à Polícia Civil acompanhado por advogado. Ele declarou ter pago R$ 40 mil no veículo, investido outros R$ 5 mil em mecânica e acessórios, além de ter quitado multas anteriores à aquisição do automóvel. Segundo ele, a compra foi feita via anúncio em redes sociais e estava para fazer a transferência para o próprio nome.

Sobre a procuração falsa, o responsável afirmou que a mesma lhe foi entregue pela pessoa que vendeu o carro, ao solicitar o contato da proprietária anterior, para conseguir retirar o veículo que havia sido recolhido por estacionamento em local proibido. (Com informações da Urbes)