Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mudança de sede administrativa da Toyota para Sorocaba vai atrair investimentos, dizem especialistas

22 de Setembro de 2020 às 08:10
Ana Claudia Martins [email protected]

Toyota suspende contratos temporariamente Fábrica da Toyota em Sorocaba vai abrigar sede administrativa da montadora. Crédito da foto: Divulgação / Toyota

A mudança da sede administrativa da Toyota do Brasil para Sorocaba representa mais investimentos na cidade, mais geração de impostos e de empregos. Além disso, deverá também contribuir para atrair novas empresas do setor automotivo, e ampliar as que já existem. Essas são as avaliações do economista e professor Geraldo Almeida, e do diretor da Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Erly Domingues de Syllos sobre a questão.

A montadora confirmou que irá transferir a sede administrativa da empresa, que hoje fica em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, para Sorocaba. A informação partiu de uma circular interna do presidente da empresa, Rafael Chang, distribuída aos funcionários na última sexta-feira (18). Segundo o comunicado, o Centro Administrativo da Toyota, ou seja a sede da empresa no Brasil, será transferido para Sorocaba a partir de janeiro de 2021, com conclusão prevista para o primeiro semestre do ano que vem.

O economista Geraldo Almeida destaca que a notícia, além de revelar a importância da cidade de Sorocaba, mostra que a Toyota do Brasil pretende investir cada vez mais na cidade e na região, já que possui fábrica na cidade, em Porto Feliz e Indaiatuba. “Isso mostra que os futuros investimentos da montadora serão feitos em Sorocaba, e que a empresa está cada vez mais acreditando na cidade e na região. Isso também vai atrair novas empresas, novos prestadores de serviços, e Sorocaba mostrou que é uma cidade moderna”, destaca.

Toyota anuncia transferência de sua sede administrativa do ABC para Sorocaba Professor Geraldo Almeida. Crédito da foto: Fábio Rogério (21/9/2020)

Geraldo disse ainda que atualmente a fábrica da Toyota em Sorocaba atua com cerca de 30% de sua capacidade, e que a planta tem capacidade de mais do que dobrar de tamanho. “Então, se aumentar a atual capacidade e há espaço para isso, mais empregos deverão ser gerados, além de atrair novas empresas e aumentar as que já existem, que são as sistemistas Toyota”, aponta.

Já o diretor do Ciesp local também destaca que o anúncio mostra que a empresa pretende cada vez mais investir em Sorocaba e região. Erly aponta ainda que Sorocaba ganhou credibilidade e precisa estar ainda mais preparada e com visão de inovação e de investimentos locais, pois o crescimento da montadora japonesa na cidade representará um ambiente de melhoria e expansão.

“A Toyota tem uma área muito grande em Sorocaba e com a mudança da administração para cá, certamente isso representa mais investimentos, contribuindo para otimizar toda a cadeia produtiva e de serviços da cidade. Melhora também o comércio e traz um ambiente mais positivo para a economia local e regional”, aponta. (Ana Cláudia Martins)