Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motos barulhentas são o alvo de blitze em Sorocaba

22 de Fevereiro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Motos barulhentas são o alvo de blitze em Sorocaba Locais das blitze são os apontados em enquete da Prefeitura. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Maurício Mota, foi o entrevistado desta sexta-feira (21) no Jornal da Cruzeiro, na rádio Cruzeiro FM 92,3. Ele fez um balanço das primeiras ações desenvolvidas pela pasta para combater a poluição sonora provocada pelos escapamentos adulterados das motocicletas que circulam pelas ruas de Sorocaba. Segundo disse, pelo menos três blitze já foram realizadas na cidade, em diferentes pontos, com resultados positivos.

O secretário afirmou ainda que na última ação foram aplicadas 41 autuações, além de multas, que chegam a R$ 2.489,00 por conta de adulteração no escapamento da motocicleta, que provoca poluição sonora.

Maurício Mota destacou ainda que as blitze irão continuar e que a intenção da pasta é realizar pelo menos uma por mês. Conforme ele, os locais das ações serão de acordo com o resultado apontada pela enquete que continua no site da Sema.

No site as pessoas podem informar à pasta quais são as principais ruas, avenidas do município onde a ocorrência de poluição sonora, por meio dos escapamentos das motocicletas são mais frequentes.

[irp posts="209078" ]

 

De acordo com o secretário, a primeira ação feita em dezembro do ano passado ocorreu o bairro Jardim Leocádia, próximo ao Parque das Águas, e a segunda foi na avenida Itavuvu, próximo ao bairro Hebert de Souza no dia 15 de janeiro.

Já a terceira blitz ocorreu na avenida Américo Figueiredo, no último dia 19, em dois pontos. A via foi uma das mais citadas pela enquete no site da Sema, que já recebeu quase 3 mil contribuições da população sorocabana. “Lançamos a enquete para a população nos ajudar e informar quais são as vias e locais onde há maior incidência de circulação de motos com escapamento adulterado e gerando poluição sonora no ambiente urbano”, diz.

Motos barulhentas são o alvo de blitze em Sorocaba Secretário Maurício Mota: combate à poluição sonora. Crédito da foto: Cruzeiro FM

Maurício apontou que nas motos abordadas na ação também são checadas a documentação e outros itens, podendo até ocorrer a apreensão. “É lamentável ter que fazer isso e não seria necessário se as pessoas tivessem consciência que a poluição sonora prejudica as pessoas, principalmente idosos e crianças, e é uma questão de saúde pública. O poder público está atento e irá continuar atuando para coibir tal prática”, diz.

As pessoas podem também fazer denúncias de poluição sonora pelos canais de comunicação com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Ouvidoria do município, pelo telefone 156 ou pelo site da Prefeitura no link Atendimento. Também é possível registrar a ocorrência pelo WhatsApp da Ouvidoria-Geral do Município pelo número (15) 99129-2426, das 8h às 17h.

[irp posts="109953" ]

 

Arborização

A Sema deverá lançar em breve, possivelmente em abril, um programa para aumentar a arborização em Sorocaba. O anúncio foi feito pelo titular da pasta, Maurício Mota.

Segundo ele, chamado de “Click Árvore, a iniciativa da Sema tem o objetivo de estimular o plantio de árvores pelas pessoas. “O interessado irá requerer o plantio por meio do site da Sema, e uma equipe da pasta irá fazer o plantio na calçada do morador. Porém, isso será um pedido do morador, só faremos o plantio se ele solicitar”, diz.

O secretário disse ainda que além disso a pasta promove o plantio de mudas de árvores em várias avenidas de Sorocaba e que recentemente um grande plantio foi realizado na avenida Comendador Vicente do Amaral. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos