Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motoristas se confundem após instalação de semáforos na Eugênio Salerno

09 de Maio de 2019 às 11:45

Agente de trânsito da Urbes orienta os motoristas em trecho da avenida Doutor Eugênio Salerno. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/5/2019)

A implantação de um conjunto de semáforos no cruzamento entre a avenida Doutor Eugênio Salerno e a rua Maranhão, em Sorocaba, deixou alguns motoristas confusos no primeiro dia de operação dos equipamentos. Ao menos foi o que notou a reportagem do Cruzeiro do Sul na manhã desta quinta-feira (9).

Logo na chegada ao local, a equipe flagrou um motociclista furando o sinal vermelho. Aparentemente, não se tratava de imprudência, mas sim desatenção devido à novidade. Isso porque, ao chegar na metade do cruzamento, o rapaz fez menção de que olhava para cima, finalmente notando a existência do semáforo. Um agente da Urbes - Trânsito e Transportes estava no local. “Não é a primeira vez que isso acontece hoje”, disse ele rapidamente.

Poucos minutos depois, uma motorista também passou batido pelo semáforo e, quando percebeu, já estava em cima da faixa de pedestres, prestes a virar à direita para subir a Eugênio Salerno - o agente da Urbes, ao perceber a ação, apontou para o semáforo, para que a condutora notasse o “novo elemento”.

A implantação dos equipamentos aconteceu após reivindicação de estudantes da Escola Municipal Getúlio Vargas. Eles pediram mais garantias de segurança nas vias, sobretudo nos momentos em que precisam atravessá-las.

[irp posts="116956" ]

 

O pedido foi feito por incentivo das aulas de Ética e Cidadania. “Toda semana tinha um acidente aqui. Além da nossa escola tem o Estadão também, somos muitos estudantes que diariamente precisamos atravessar, então tivemos a oportunidade de pedir para o prefeito e ele nos atendeu. Estamos muito felizes”, contou a estudante Mirella Gabrielly da Costa, de 13 anos, à Agência de Notícias da Prefeitura.

O objetivo dos semáforos é melhorar a segurança dos pedestres durante a travessia Os novos semáforos estão instalados na esquina da rua maranhão com a avenida Doutor Eugênio Salerno. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/5/2019)

A corretora de imóveis Maria Cecília Mendes, que trabalha em um stand na rua Maranhão, próximo à instalação, considerou importante a colocação dos semáforos. “Vai trazer mais atenção, principalmente nos horários de saída das escolas. E também, não sei se o semáforo vai resolver, mas muita gente entra na contramão aqui na [rua] Maranhão, não sei se por desatenção ou de propósito”, comentou.

Ainda no material publicado pela Agência de Notícias, o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, disse ter ficado feliz com a iniciativa dos jovens e lembrou que o mês de maio é o da conscientização em relação à segurança no trânsito. Segundo a Prefeitura, cerca de 1,6 mil veículos passam pelas vias por hora/pico. “Foram utilizados 12 focos semafóricos destinados para as seis travessias dos pedestres e seis focos semafóricos destinados para os veículos que passam pelo local. Já no setor de sinalização, foram implantadas oito placas de sinalização e 300 metros quadrados de pintura de solo”, informa. (Esdras Felipe Pereira)

Galeria

Confira a galeria de fotos