Motoboy é preso por estupro e importunação sexual em Sorocaba

Por

Os delegados Rodrigo Ayres, Veraly Ferraz e Marcelo Almagro dos Santos. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (03/03/20)

A maioria dos crimes ocorreu na zona sul da cidade. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (03/03/20)

*Atualizada às 12h30

Um motoboy de 25 anos foi preso por estuprar uma mulher e importunar sexualmente pelo menos outras sete em Sorocaba. A prisão ocorreu na manhã desta terça-feira (3) e os casos ocorreram nos últimos três meses.

Segundo a Polícia Civil, o homem era entregador e também fazia bicos como motoboy à noite. Ele aproveitava o intervalos entre essas entregas noturnas para cometer os crimes. A maioria dos casos ocorreu na região do Campolim, ao ar livre. Apenas um deles foi no interior de uma loja, no bairro Santa Rosália.

A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Veraly Ferraz, afirma que os crimes eram de oportunidade. Assim que via uma possível vítima na rua, o homem tirava o órgão sexual para fora das roupas e começava a se masturbar.

Segundo a Polícia Civil, o motoboy cometia os crimes enquanto fazia bico de entregador. Crédito da foto: Divulgação

Em um dos casos, que foi enquadrado como estupro, a vítima caminhava por um parque no bairro Campolim e foi agarrada pelo agressor, que também passou as mãos na genitália dela. A mulher gritou e o atingiu com um objeto para se defender, mas o homem fugiu.

Oito boletins de ocorrência foram registrados entre dezembro e fevereiro. A DDM percebeu a similaridade nos casos a passou a buscar o autor dos crimes. Por meio de troca de informações entre a unidade especializada e a Delegacia Seccional, a investigação identificou o acusado.

Prisão

A Polícia Civil obteve na Justiça um mandado de busca e um de prisão temporária contra o entregador, que foram cumpridos nesta manhã. Ele foi localizado na casa dele, na Vila Helena. No local também foram apreendidos a moto, capacetes e roupas usadas nos crimes.

Os delegados Rodrigo Ayres, Veraly Ferraz e Marcelo Almagro dos Santos. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (03/03/20)

Conforme o delegado assistente da DDM, Marcelo Almagro dos Santos, o homem confessou os crimes e informou que há mais vítimas. Ele também foi reconhecido pelas mulheres que foram atacadas por meio de fotos.

O delegado informou que outras mulheres que foram alvo desse mesmo crime podem procurar a DDM, já que muitas vítimas ficam constrangidas e não registram o caso. "Nós estamos no mês da mulher, então elas não devem ter vergonha e sim fazer valer o seu direito de ir e vir e de dizer não", afirma.

Segundo o delegado assistente da Delegacia Seccional, Rodrigo Ayres, denúncias recebidas por meio do Whatsapp da Polícia ajudaram na prisão. Ele ressaltou que foi importante retirar o homem das ruas pois o perfil dos crimes mostrava que o acusado estava ficando cada vez mais violento.

O homem, que tem mulher e dois filhos, foi encaminhado para a Cadeia Pública de Pilar do Sul. A prisão temporária tem duração de 30 dias, mas deve ser convertida em preventiva.