fbpx
Sorocaba e Região

Moradores reclamam de abandono no entorno do lago de Araçoiaba da Serra

O local possui uma série de problemas de infraestrutura e conservação
Moradores reclamam de abandono no entorno do lago de Araçoiaba
Rachaduras na pista de caminhada é um dos problemas do local. Crédito da foto: Emidio Marques (10/8/2019)

A falta de manutenção no parque Balenário Joubert da Rocha, situado ao redor do Lago Municipal de Araçoiaba da Serra, tem gerado reclamações entre os moradores. Segundo eles, o local possui uma série de problemas de infraestrutura e conservação. Alguns deles são rachaduras na pista de caminhada, grande quantidade de lodo na água e mato alto em torno do lago.

Leia mais  Obras de pontos turísticos estão paradas na região de Sorocaba

O comerciante João Batista da Rocha, de 46 anos, afirma que o principal problema é a ocupação por moradores de rua e usuários de drogas dos boxes comerciais instalados no parque. Atualmente, nenhum artesão ou comerciante utiliza os quiosques. O Cruzeiro do Sul esteve no local e confirmou a situação. Conforme Rocha, a presença dessas pessoas no parque gera insegurança e prejudica a realização de eventos. Por isso, completa, os moradores de rua deveriam ser retirados dali e encaminhados a centros de atendimento adequados.

Moradores reclamam de abandono no entorno do lago de Araçoiaba
Rocha reclama de degradação. Crédito da foto: Emidio Marques

Outros problemas apontados são a degradação dos banheiros e da lanchonete. De acordo com Rocha, criminosos roubaram torneiras, portas, tomadas, entre outros itens, dos sanitários e do espaço onde funcionaria a cantina. Rocha diz já ter feito diversas reclamações sobre os problemas na Prefeitura, mas nunca obteve qualquer posicionamento da administração municipal. ‘(O parque) está sendo degradado pela falta de atitude do Poder Público com o nosso principal ponto turístico’, pontua.

A compradora Andressa Ribeiro, 36 anos, também considera ruim a situação do parque. Assim como Rocha, para ela, a falta de segurança é o maior problema. Além disso, diz Andressa, os brinquedos enferrujados e quebrados oferecem riscos às crianças. Os equipamentos danificados da academia ao ar livre, acrescenta, também são empecilho para a prática de exercícios.

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra informou, em nota, que, por meio da Secretaria de Obras e Serviços, realiza regularmente a manutenção do Lago Municipal. Ainda conforme a administração municipal, o local deve passar por reparos. Cita que está prevista a instalação da Guarda Municipal no local, além de melhorias na iluminação pública do Lago Municipal. E ainda a revitalização dos quiosques em torno do lago.

Moradores reclamam de abandono no entorno do lago de Araçoiaba
Quiosques abandonados servem de abrigo para moradores de rua. Emidio Marques (10/8/2019)

Com relação à ocupação dos boxes comerciais por moradores de rua, o Executivo afirma não possuir acordos federal e estadual para abertura de Centro POP e também não tem cofinanciamento para construção e manutenção de albergues na cidade. Esses seriam os locais adequados para atendimento dessa população. ‘Somente municípios de grande porte recebem recursos para a execução desse trabalho’, acrescenta.

Ainda de acordo com a Prefeitura, Araçoiaba atualmente está com 10 pessoas em situação de rua. Hoje, esses moradores de rua são atendidos no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), informa a nota. (Vinícius Camargo – programa de estágio / Supervisão: Rosimeire Silva) 

Comentários

CLASSICRUZEIRO