Buscar no Cruzeiro

Buscar

Moradores pedem solução para as crateras em ruas de Sorocaba

06 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Moradores pedem solução para as crateras em ruas Na rua Roque Nunes, crateras formadas causam transtornos para os moradores. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Moradores do Parque São Bento 2 e Horto Florestal, na zona norte de Sorocaba, reclamam dos buracos existentes nas ruas dos bairros, que acabam deixando algumas vias intransitáveis. Com isso, até o itinerário do ônibus, que atende os moradores, sofre alterações quase todos os dias, deixando quem precisa do transporte coletivo sem saber onde o veículo vai passar.

A rua Roque Nunes, no São Bento, é uma das que os moradores reclamam da situação com frequência. Os buracos em alguns trechos da via prejudicam a passagem de carros e, principalmente, até mesmo de veículos maiores como os ônibus.

Assim, os moradores que precisam do transporte coletivo para ir ao trabalho ou para a escola e têm horário acabam ficando sem saber em qual ponto o ônibus vai passar.

Eles reclamam que a situação ocorre praticamente todos os dias e prejudica quem depende do transporte público. Questionada a respeito, a Urbes, empresa responsável pela gestão do transporte coletivo em Sorocaba, informa que os desvios se dão por conta da impossibilidade de trafegar pelas vias do itinerário do transporte coletivo, mas, assim que os reparos forem feitos, a linha voltará ao seu trajeto normal.

No Horto Florestal, os motoristas também reclamam dos buracos na avenida Antônio Soares Aguiar. Eles obrigam os motoristas a desviar, a reduzir a velocidade para evitar acidentes e danos aos próprios veículos.

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba afirma que enquanto aguarda a liberação de recurso federal destinado à recuperação das ruas do Parque São Bento, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), fará, na segunda quinzena de março, uma ação concentrada para recuperar os principais pontos das ruas de itinerário de ônibus do bairro para melhorar a trafegabilidade do local. “Importante frisar que a Prefeitura de Sorocaba move ação jurídica contra o empreendedor, aguardando a decisão da Justiça”, diz.

Problema antigo

Moradores pedem solução para as crateras em ruas Motoristas precisam trafegar com cuidado para não danificar os veículos. Crédito da foto: Vinícius Fonseca

Buracos tão grandes e antigos, que são verdadeiras crateras, já foram alvos de vários protestos e reclamações dos moradores do Parque São Bento. Até bananeiras foram “plantadas” nas vias esburacadas para chamar a atenção dos responsáveis para a situação.

A Serpo informa que a Prefeitura de Sorocaba move uma ação contra o empreendedor que executou a obra de pavimentação do Parque São Bento, que se arrasta por anos, e que até o momento não houve uma decisão da Justiça.

Em 21 de dezembro de 2019, a Prefeitura de Sorocaba cadastrou-se junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, via “Plataforma+Brasil”, credenciando o município para receber recursos de uma emenda parlamentar apresentada pelo deputado Marcos Pereira, destinando R$ 1,9 milhão para investimento em obras de infraestrutura, que serão realizadas no Parque São Bento.

Somente após a liberação desses recursos é que a Prefeitura poderá abrir o processo de licitação visando à recuperação do pavimento de uma parte das ruas do bairro, uma vez que a estimativa é de que a recuperação de todas as vias demandaria um valor estimado em R$ 5,5 milhões. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos