Buscar no Cruzeiro

Buscar

Moradores do Parque São Bento sofrem com falta d'água

10 de Setembro de 2020 às 20:18

Moradores do Parque São Bento sofrem com falta d'água Estação de Tratamento de Água Cerrado. Crédito da foto: Divulgação / Saae Sorocaba

Moradores do Parque São Bento têm sofrido com as torneiras secas. Imóveis ficaram sem abastecimento de água durante esta sexta-feira (10) por dois motivos: reflexos de uma intervenção na avenida Ipanema e do alto consumo por parte da população.

Os motivos do problema de abastecimento na zona norte de Sorocaba foram divulgados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). Segundo a autarquia, o restabelecimento está previsto para acontecer nesta noite.

Jociane Bezerra mora no bairro Parque São Bento e, segundo ela, a água da rua acabou quarta-feira (9) por volta das 19h. "Eu ainda tenho uma caixa de 300 litros, mas a minha vizinha está sem água", conta.

O Saae concluiu às 13 horas de quarta-feira (9) o remanejamento de uma rede de adução de 400 milímetros de diâmetro na avenida Ipanema, zona norte de Sorocaba. O objetivo da obra foi evitar que a tubulação ficasse sob as obras do BRT e houvesse problemas futuros em caso de necessidade de manutenção.

A rede de adução de água tratada foi remanejada de local num trecho de 45 metros de extensão, na altura do número 2.200 da avenida Ipanema. O serviço foi executado por uma empresa especializada em saneamento, contratada pelo BRT e supervisionada pelo Saae de Sorocaba.

Já na altura da Área de Transferência do transporte público local, os servidores da autarquia substituíram um antigo registro. Ele apresentava problemas por um novo.

Fiscalização

O Saae de Sorocaba decidiu intensificar a fiscalização e orientação aos munícipes, a partir deste final de semana, ao lado das medidas técnicas e operacionais para manter o abastecimento regularizado. Nas situações mais visíveis de desperdício, como lavagem de calçadas e de carros com mangueiras, os agentes da autarquia conversarão com o munícipe e explicarão a necessidade de colaboração, além de entregar uma notificação, que num primeiro momento terá caráter de orientação.

Além desses comportamentos de desperdício de água mais visíveis, o Saae de Sorocaba pede a colaboração de todos no sentido de evitar outras situações de uso da água de forma incorreta. Entre elas, escovar os dentes ou fazer a barba com a torneira o tempo todo aberta, lavar louças e talheres também sempre com a água escorrendo, os banhos demorados, e no caso de lavagem de roupas em máquinas, procurar acumular uma quantidade significativa, evitando fazer essa atividade diariamente, pois o volume de água despendido é grande. (Da Redação)

Atualizada às 20h34