Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ministério Público questiona a abertura de igrejas em Votorantim

28 de Abril de 2020 às 00:03
Marcel Scinocca [email protected]

O MP-SP pede informações à Prefeitura de Votorantim. Crédito da foto: Fábio Rogério (19/3/2020)

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) deu prazo de três dias para que a Prefeitura de Votorantim dê informações sobre o decreto de 22 de abril deste ano, que permitiu a reabertura de igrejas e templos religiosos na cidade. O procedimento foi aberto em 27 de abril e é assinado pelo promotor Luiz Alberto Meirelles Szikora.

No documento do MP, o promotor considera que houve inegável abrandamento de medidas de isolamento e distanciamento social que pretendem a redução do contágio de coronavírus.

O promotor ainda considera que a medida privilegia a atividade religiosa em detrimento das demais atividades desenvolvidas na cidade. Isso porque, conforme o promotor, as medidas de isolamento vedam as atividades públicas ou privadas que possam gerar aglomeração de pessoas.

Szikora considera também que as atividades dos templos religiosos, igrejas e afins, na grande maioria das vezes, representam cerimônia coletiva, com um número expressivo de pessoas.

Outra consideração do promotor é de que a capacidade dos templos de Votorantim, em grande parte dos casos, possuem capacidade para centenas de pessoas.

Com todas as considerações, o promotor determina que a Prefeitura de Votorantim informe se realizou algum estudo técnico avaliando o impacto do abrandamento do isolamento social na cidade.

Ele ainda pede informações sobre a fiscalização do caso, incluindo dados como o número de profissionais que participam da atividade e em que horário as funções são desempenhadas.

Por fim, o promotor ainda pede informações sobre o número de templos religiosos na cidade, em especial os que possuem capacidade para mais de 100 pessoas.

Questionada após o horário do expediente, já que o documento do MP chegou à redação do Cruzeiro do Sul após as 18h, a Prefeitura de Votorantim não comentou a questão. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos