Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ministério da Saúde antecipa campanha de vacinação contra a gripe

08 de Abril de 2019 às 17:33
Ana Claudia Martins [email protected]

Campanha de vacinação começa em todo o Brasil. Crédito da foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza) começa em Sorocaba nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nesta quarta-feira (10) para grupos indicados como prioritários com aplicação prevista de 175.543 doses, com meta de 90%, que é 157.988 do público-alvo. O total é 21,78% maior do que no ano passado, quando durante a campanha foram vacinadas 144.136 pessoas.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, um dos motivos do aumento é que este ano a faixa etária do grupo das crianças passou de seis meses até menores de cinco anos para seis meses até menores de seis anos.

“O aumento na idade coincide com a ampliação de faixa etária de algumas vacinas de rotina do próprio Calendário Nacional de Vacinação, preconizado pelo Ministério da Saúde. Como, por exemplo, a vacina de varicela que estendeu a faixa etária para até 6 anos”, diz.

A imunização segue até o dia 31 de maio e ocorrerá de segunda-feira a sexta-feira, no horário normal de funcionamento de cada UBS. No sábado, 4 de maio, está previsto o Dia de Mobilização Nacional, o “Dia D”, com a vacinação nas 32 UBSs, das 8h às 17h, para imunizar quem não puder comparecer durante a semana.

[irp posts="46069" ]

 

Conforme orientação para receber as doses na rede pública da Secretaria do Estado da Saúde, os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas e profissionais da área de Saúde.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) estipulou duas etapas para os grupos prioritários se vacinarem. Segundo o cronograma, de 10 a 19 de abril devem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas.

A partir da segunda-feira (22), a vacinação contra a gripe se estenderá para pessoas com 60 anos ou mais, portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas e profissionais da área de Saúde.

Ministério criará Secretaria de Atenção Primária em Saúde Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde, alerta para a gravidade da gripe. Crédito da foto: Lucio Bernardo JR. / Câmara dos Deputados

De acordo com o Ministério da Saúde, a gripe (influenza) é uma infecção viral respiratória aguda e altamente contagiosa, sendo mais grave do que um resfriado comum, podendo levar a complicações médicas sérias. A doença pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, sendo facilmente transmitida por meio da tosse, espirro e contato próximo com uma pessoa ou superfície contaminada.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até levar a óbito. Por isso, a imunização é a forma de prevenção mais efetiva contra a gripe.

[irp posts="78450" ]

 

Vacinas disponíveis

Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a temporada de 2019 no hemisfério sul, cada dose da vacina influenza contém cepas do vírus Myxovirus influenzae inativados, fragmentados e purificados. A dose é composta por três cepas: Influenza A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09, Influenza A/Switzerland/8060/2017 (H3N2) e Influenza B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

A gripe é causada, principalmente, por quatro cepas do vírus influenza: 2 cepas A (H1N1 e H3N2) e 2 linhagens B (Yamagata e Victoria). E, como esses vírus estão em constante mudança de um ano para o outro, novas vacinas precisam ser produzidas anualmente e, por isso, é importante se vacinar contra a gripe todos os anos. Para 2019, a OMS anunciou que houve modificação na cepa A H3N2 e na linhagem B Victoria.

[irp posts="11036" ]

 

Vacinas trivalente e tetravalente

A OMS afirma que existem dois tipos de vacinas contra a gripe: a trivalente e a tetravalente. A vacina trivalente protege contra três cepas do vírus influenza.

Para 2019, a OMS definiu a composição da vacina trivalente com duas cepas de influenza A (H1N1 e H3N2) e uma linhagem de influenza B (Victoria). Ela é oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) nos postos de saúde para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, indígenas, pessoas acima de 60 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Até 16 de julho, foram registrados 4.680 casos de influenza em todo o País - FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (23/4/2018) A gripe e o resfriado são doenças respiratórias, mas são causadas por diferentes vírus. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

Já a vacina tetravalente, disponível na rede privada, possui proteção contra quatro diferentes cepas do vírus influenza: 2 cepas A (H1N1 e H3N2) e 2 linhagens B (Yamagata e Victoria), o que significa 1 linhagem B a mais que as vacinas trivalentes.

Todos os anos a OMS recomenda as três cepas de influenza para as vacinas trivalentes e recomenda a linhagem B adicional que deve ser incluída nas vacinas tetravalentes.

[irp posts="104683" ]

 

Diferenças entre gripe e resfriado

A gripe e o resfriado são doenças respiratórias, mas são causadas por diferentes vírus. Em geral, a gripe é pior do que o resfriado comum, e os sintomas são mais intensos. As pessoas com resfriado são mais propensas a apresentar sintomas como nariz escorrendo ou entupido. Os resfriados geralmente não levam a complicações de saúde, como pneumonia, infecções bacterianas ou hospitalizações. A gripe pode levar a sérias complicações associadas. Os sintomas da gripe podem incluir febre alta ou sensação de febre/calafrios, tosse, dor de garganta, nariz entupido, dores musculares ou corporais, dores de cabeça, fadiga (cansaço), sendo uma doença potencialmente fatal.

Medidas de prevenção

Segundo os médicos, as medidas de prevenção contra a grip

e são: proteja o nariz e a boca, cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis. Evite tocar a boca e o nariz. Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas. Melhore a circulação de ar abrindo as janelas. Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.

[irp posts="104460" ]

 

Votorantim

Em Votorantim, a Prefeitura também inicia a vacinação contra a gripe nesta quarta-feira (10), mas somente para as crianças com idades entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Para os demais grupos de risco a vacina estará disponível a partir do dia 22 deste mês. Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa), as unidades básicas de saúde administrarão as doses, de segunda a sexta-feira, a partir das 7h. Os grupos que serão vacinados a partir do dia 22 são: trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. O “Dia D” da campanha está previsto para acontecer no dia 4 de maio. (Ana Cláudia Martins)