Buscar no Cruzeiro

Buscar

Militares do Exército desinfetam ruas do Centro de Sorocaba

10 de Junho de 2020 às 00:01

Militares do Exército fazem o trabalho de higienização A pulverização com hipoclorito começou pela praça Coronel Fernando Prestes, na região central da cidade. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (9/6/2020)

No início da noite desta terça-feira (9), um grupo de 30 militares do Exército Brasileiro realizou a desinfecção da região do centro comercial da cidade. A ação higienizou a área da praça Coronel Fernando Prestes, o Boulevard Braguinha, rua Barão do Rio Branco, trecho da rua da Penha e a avenida Dr. Luiz Ferraz de Sampaio Júnior -- via de acesso ao terminal Santo Antônio. A iniciativa é uma parceria da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul, da Prefeitura Municipal e do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve -Regimento Deodoro, de Itu.

A desinfecção foi possível graças a uma doação da FUA, que repassou para a Prefeitura de Sorocaba três toneladas de hipoclorito de sódio. A substância é utilizada para a higienização e desinfecção de ambientes. A assinatura do protocolo ocorreu na tarde desta terça-feira (9), na sede da FUA, no Alto da Boa Vista.

Responsável pela execução da ação, o comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, tenente-coronel Cleiton Ricardo Pontes, explicou que os oficiais participaram de uma capacitação oferecida pelo Centro Experimental Aramar, em Iperó. “Essa é a primeira atividade da desinfecção de uma série que faremos ao longo de quatro semanas. Nós planejamos essa etapa na praça Coronel Fernando Prestes e também atenderemos outras demandas da cidades Unidades de Pré-Hospitalares (UPHs). O pelotão passou por treinamento no Batalhão de Defesa Química, Biológica e Nuclear da Marinha do Brasil”, declarou o oficial.

[irp posts="237039" ]

 

Conforme divulgado, o Regimento Deodoro é responsável por ações de apoio e logística em 79 municípios do Estado. Atualmente, o grupo também auxilia nos serviços de enfrentamento à pandemia nos municípios de Itu e Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Maurício Mota, acompanhou a execução dos trabalhos na região central. O chefe da pasta destacou a importância da ação de combate à proliferação do Sars-Cov-2. “Essa é uma parceria com o Regimento Deodoro e com o jornal Cruzeiro do Sul, que conseguiu a doação desses desinfetantes e das bombas costais para pulverização. Agora com a retomada das atividades econômicas, causou uma preocupação proeminente com relação a possíveis pontos de contaminação nos mobiliários urbanos como postes, bancos e corrimãos”, avaliou Mota.

Além da região do centro comercial de Sorocaba, a Prefeitura deverá organizar nos próximos dias novas ações de desinfecção em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pré-Hospitalares (UPHs). (Wesley Gonsalves)