Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mesmo com agendamento, Detran atrasa até duas horas para emplacar

08 de Fevereiro de 2019 às 06:00
Ana Claudia Martins [email protected]

Emplacamento demora 2 horas no Detran Fila de veículos para o emplacamento, todos com horários agendados, que não são cumpridos. Crédito da foto: Fábio Rogério

Usuários dos serviços do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) em Sorocaba reclamam da demora nos atendimentos, principalmente no emplacamento de veículos e motocicletas. O serviço funciona por meio de horário agendado e mesmo assim as pessoas são atendidas em até duas horas após a hora marcada. Além disso, os usuários da unidade, que fica na avenida 15 de Agosto, no Jardim Leocádia, afirmam que a empresa terceirizada que prestava serviço de segurança não atua mais no local.

Na manhã desta quinta-feira (7), o Cruzeiro do Sul esteve na unidade e encontrou pessoas que levaram até duas horas ou mais para fazer o emplacamento de motocicleta, apesar de estar com o horário agendado. A informação de que seguranças não trabalham mais na unidade também foi confirmada. No local onde ficava o funcionário, na entrada do Detran, estava vazio.

[irp posts="67082" ]

 

Guardadores de carros que ficam nas proximidades disseram que três seguranças trabalhavam na unidade por turnos, mas que desde o início de fevereiro eles não foram mais vistos. Dentro da unidade funciona um posto bancário, onde os usuários dos serviços do Detran fazem os pagamentos das taxas necessárias. Sem os serviços de segurança, tanto os usuários como os próprios funcionários do órgão estadual ficam vulneráveis a assaltos, por exemplo. A empresa responsável teria falido e deixado de prestar os serviços de segurança.

Questionado, em nota o Detran informa que o serviço de emplacamento de veículos é feito via agendamento e orienta que o cidadão se direcione à unidade apenas em horário próximo ao marcado, a fim de evitar uma espera maior do que o necessário e também para permitir o acesso dos demais agendados.

“Sobre a segurança, trata-se de uma empresa terceirizada que entrou em falência e encerrou suas atividades em 31 de janeiro. O Detran-SP já iniciou um novo pregão para que empresas interessadas possam se apresentar. Enquanto isso, o Detran-SP conta com o apoio da Polícia Militar”, diz o órgão.

Segundo o Detran, a unidade de Sorocaba tem 79 funcionários e uma média de 12,3 mil atendimentos por mês. O funcionamento do posto é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Mais de duas horas

Desde o segundo semestre do ano passado, os usuários do Detran em Sorocaba tem relatado demora no atendimento dos serviços oferecidos na unidade como documentação, transferência e emplacamento de veículos e sobre a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outros.

Os usuários reclamam que chegam a esperar até duas horas ou mais na fila para serem atendidos, tanto nos serviços prestados na área interna do Detran, como no setor de emplacamento na área externa. Mesmo com o horário agendado, a espera chega até duas horas ou mais na fila. Outra reclamação é a falta de um balcão de informações para orientar os usuários.

Emplacamento demora 2 horas no Detran Rafaela marcou 9h e foi atendida 11h. Crédito da foto: Fábio Rogério

Foi o que ocorreu ontem com a atendente Rafaela Cristiane da Silva, 19 anos, que tinha horário marcado de emplacamento de sua motocicleta marcado para as 9h. Ela conta que chegou antes e mesmo assim só foi atendida às 11h. “Fiquei esperando duas horas na fila para ser atendida. A minha sorte é que eu trabalho à noite ou então teria que chegar atrasada no trabalho ou faltar”, diz.

Rafaela também questiona o fato de o serviço ser agendado, com hora marcada, e mesmo assim ter que esperar duas horas para ser atendida. “Não faz sentido ter o agendamento se o serviço não é prestado na hora marcada. Então, é melhor atender por ordem de chegada”, aponta. Segundo ela, se a pessoa se atrasar acaba perdendo o emplacamento e tem que agendar o serviço novamente.

“O Detran dá uma tolerância de apenas 10 minutos se a pessoa chegar atrasada, mas quando eles demoram para atender aí a gente fica esperando até duas horas na fila”, afirma.

Usuários dizem que faltam funcionários

O microempreendedor Pedro Gonçalves Júnior, 48 anos, reclama de demora na unidade. Ele disse que já chegou a ficar mais de duas horas na fila, dentro do Detran, quando precisou fazer a transferência de um veículo. “Isso ocorreu há cinco meses e a unidade estava lotada, mas acredito que não tinha funcionários suficientes para atender”, diz.

Emplacamento demora 2 horas no Detran Hélio: espera é sob sol e calor. Crédito da foto: Fábio Rogério

Hélio Rufino Bezerra, 62 anos, também estava há uma hora na fila aguardando para fazer o emplacamento de sua motocicleta, por volta das 10h40 de ontem, com o agravante do dia estar ensolarado e o local onde as pessoas aguardam é aberto. “Só dois funcionários estão fazendo o emplacamento, sendo que um confere a documentação e o outro faz o serviço. Faltam funcionários e o equipamento usado não é adequado, pois para colocar a placa deveria ser mais rápido”, afirma.

Segundo ele, a situação é pior para quem trabalha, pois como demora ou perde o dia ou acaba chegando atrasado. “No meu caso eu estou em férias, então não atrapalha muito esperar. Mas e quem não pode faltar do trabalho?”.

De acordo com o Detran, o emplacamento veicular é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e conta com sete funcionários.

Outro agravante é que as pessoas aguardam na fila em local aberto, ou seja, quando chove se molham no caso dos donos de motocicletas ou sofrem com o sol forte e o calor que tem feito nos últimos dias, com temperaturas acima dos 30ºC.

Outros usuários também reclamam da demora no atendimento quando o sistema do Detran apresenta falhas e as pessoas acabam ficando até duas horas ou mais na fila e acabam desistindo, sem ter o serviço prestado, tendo que voltar outro dia.

Galeria

Confira a galeria de fotos