Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mercado municipal de Itu reabre ao público após obra de restauro

23 de Dezembro de 2019 às 09:21

Estabelecimento ficou fechado por cerca de 18 meses durante as obras. Crédito da foto: Prefeitura de Itu/Divulgação

O Mercado Municipal de Itu, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), foi reaberto ao público na última quinta-feira (19), após passar por obras de restauro na estrutura. Segundo a Prefeitura, o monumento arquitetônico permaneceu fechado por cerca de 18 meses para as reformas.

O prédio, projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo e inaugurado em 1905, passou por restauro no valor de R$ 4,5 milhões, vindos de uma parceria da Prefeitura de Itu junto ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) do Governo Estadual.

Restauro

A obra de restauro do Mercado Municipal contemplou a substituição de toda a fiação e rede de água e esgoto, revitalização dos boxes utilizados pelos comerciantes, execução de rede de gás para atendimento individualizado dos boxes, instalação de ar-condicionado central e monitorado por câmeras em todo o prédio.

Para retomar a construção original, houve readequação das aberturas de lojas para a parte interna do prédio. Os originais de fachada, esquadrias e calçamentos foram mantidos e novos banheiros foram construídos, adaptados para facilitar a acessibilidade. O Mercado Municipal está situado na Praça da Bandeira, 104, Centro. (Da Redação)