Sorocaba e Região

Mecânica automotiva também é coisa para mulheres

As participantes poderão adquirir conhecimento para realizar pequenos consertos
Mecânica automotiva também é coisa para mulheres
Thais Roland é mecânica e vai ministrar workshop sobre o assunto, no Sesc, neste domingo. Crédito da foto: Divulgação

Os homens ainda predominam na mecânica automotiva, mas no que depender de Thais Roland o assunto pode sim orbitar o universo feminino. Neste domingo (19), ela, que é mecânica e restauradora de carros antigos, ministrará uma oficina destinada a mulheres interessadas em adquirir conhecimentos básicos sobre o funcionamento, a manutenção, peças e componentes veiculares. A atividade será no Sesc Sorocaba.

Segundo Thais, durante a oficina, as participantes poderão adquirir conhecimento para realizar pequenos consertos ou acompanhar o trabalho do profissional escolhido para a tarefa em seu carro. “O pessoal tem bastante dúvida com relação à bateria, óleo, aditivo de radiador, gasolina aditivada”, conta ela, que mantém também um canal no YouTube batizado de “Coisa de Meninos Nada”, no qual aborda assuntos relacionados ao mercado automotivo.

Embora a atividade deste domingo seja com foco nas mulheres, a mecânica conta que o público que a segue nas redes sociais é bastante equilibrado. Não é raro, porém, homens criticando suas falas. “Na Internet a galera é mais intolerante. Tem comentário que você vê que o cara só quer mostrar que não gosta de uma mulher falando de mecânica”, afirma Thais, que fez curso técnico em Manutenção Automotiva pelo Senai.

Leia mais  Câmara de São Roque realiza seleção para novos estagiários

Sobre o mercado ainda ser dominado por homens, ela acredita que pouco a pouco os estereótipos vão se desconstruindo, mas ainda é comum clientes do sexo masculino torcerem o nariz. “Normalmente são mulheres que contratam meus serviços. Na oficina é até comum um cara entrar e não querer que eu mexa no carro. Não me importo. Sigo em frente todo dia fazendo o meu melhor e também propagando meus conhecimentos”, destaca.

Atualmente com 39 anos, ela sempre foi apaixonada por carros, mas trabalhou na área de Ciência da Computação por 15 anos e só em 2012 decidiu fazer da mecânica automotiva o seu sustento. “Eu sou de uma época que as pessoas sempre estavam fazendo reparos nos carros na garagem de casa e vi meu avô fazendo isso muitas vezes. Sempre fui curiosa e vidrada em carros antigos.” Natural de São Paulo, Thais tem na garagem um Maverick, que desde a infância chamava a sua atenção.

Leia mais  Carro e moto colidem na avenida Juscelino Kubitschek, em Sorocaba

Antes de se tornar mecânica, consultora automotiva e ministrar oficinas nessa área, Thais também já deu aulas sobre informática e há anos sabia que ensinar era uma atividade que a estimulava. “Em 2002 era professora do Senac e passar para os outros o que eu sei é muito prazeroso.” Depois que mudou de área, uma das oficinas que ela trabalhou faliu e então Thais começou a se dedicar ainda mais aos workshops e também aos vídeos.

A atividade deste domingo, conta Thais, é gratuita e destinada a mulheres com mais de 16 anos. Interessadas em participar devem retirar os ingressos com 30 minutos de antecedência, na Central de Atendimento do Sesc, que fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade. A oficina será das 10h30 às 17h30. (Larissa Pessoa)

Comentários