Buscar no Cruzeiro

Buscar

Manifesto pede reabertura de salões de beleza

20 de Julho de 2020 às 23:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Manifesto pede reabertura de salões de beleza Grupo se concentrou em frente ao Paço Municipal de Sorocaba pela manhã e seguiu para Votorantim. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/7/2020)

Donos de barbearias e de salões de cabeleireiros de Sorocaba e Votorantim fizeram protestos nesta segunda-feira (20) nas duas cidades. Eles pedem a reabertura dos estabelecimentos e afirmam que estão sem trabalhar desde o fim de março, quando teve início a quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em Sorocaba, cerca de 60 pessoas fizeram uma manifestação em frente ao Paço Municipal na manhã de ontem. Com cartazes eles pediram a reabertura das barbearias e dos salões de cabeleireiros.

Um dos organizadores do protesto, Caíque Victor da Silva, afirma que a categoria não tem mais como sobreviver com os estabelecimentos fechados, e que eles não conseguem mais nem pagar os aluguéis dos locais. Segundo ele, a categoria está preparada para retomar o trabalho e reabrir os barbearias e os salões tomando todas as devidas precauções e medidas de higiene para prevenção ao novo coronavírus. “Não temos mais como nos manter e precisamos ganhar dinheiro para pagar nossas contas. Estamos fechados desde março, e não podemos mais esperar. Por isso, estamos entregando um abaixo-assinado e pedindo que os prefeitos de Sorocaba e de Votorantim façam alguma coisa pela categoria”, afirma Caíque.

O protesto em Sorocaba terminou perto das 11h. Em seguida, uma parte do grupo foi para Votorantim, onde também fez manifestação na avenida 31 de Março, próximo à Prefeitura.

Prefeituras respondem

A Prefeitura de Sorocaba foi questionada a respeito, e afirma, por meio da Secretaria da Jurídica (SAJ), que a autorização de funcionamento de barbearias e salões de beleza ainda não foi solicitada à Justiça, pois está organizando tecnicamente o pedido.

Já a Prefeitura de Votorantim informa que, por meio do Comitê Municipal de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19, desconhece alguma manifestação que possa ter ocorrido ontem. Explica ainda que o Comitê segue o que determina o Plano São Paulo, decretado pelo governo estadual, pelo qual os estabelecimentos em questão, como salões de beleza e barbearias, ainda não estão autorizados a funcionar dentro da fase amarela da quarentena. “A Prefeitura reitera que, apesar de considerar um serviço importante, o município não pode ir contra o que determina o governo do Estado, dentro do Plano São Paulo”, disse o Executivo. (Ana Cláudia Martins)