Buscar no Cruzeiro

Buscar

Manga diz que agora objetivo é a flexibilização nos finais de semana

30 de Janeiro de 2021 às 00:29
Marcel Scinocca [email protected]

 

Rodrigo Manga (Republicanos) recebe prefeitos durante evento, após reclassificação da região. Crédito da foto: Marcel Scinocca / JCS (29/01/2021)

 

O prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) afirmou nesta sexta-feira (29) que o próximo passo, após a região ter retornado para a fase laranja do Plano São Paulo, é discutir a possibilidade de Sorocaba e os 47 municípios do Departamento Regional de Saúde (DRS-16) flexibilizarem também os finais de semana, período em que todo o Estado regride para a fase vermelha.

A fala ocorreu durante uma reunião de agradecimento com prefeitos de várias cidades da região, realizada no Paço Municipal. “O que vamos tentar é uma flexibilização maior aos finais de semana. Não deixar de seguir, mas ter uma fase vermelha mais flexível”, diz o chefe do Executivo.

Uma reunião será agendada com os prefeitos da região e deverá ocorrer até a quarta-feira da semana que vem. Após isso, os resultados dessa reunião serão encaminhados para o Estado. Manga também comentou sobre as tratativas em torno da mudança de fase, em especial sobre o posicionamento do secretário estadual Marco Vinholi, que por reiteradas vezes, em entrevistas e em reunião, afirmou que não havia essa possibilidade.

“O momento em que gerou mais dúvida foi a entrevista que foi concedida para a imprensa local, onde deu a atender que não haveria essa possibilidade de reclassificação, diferente de tudo aquilo que havíamos conversado. Então, nós insistimos”, diz o prefeito.

Durante o evento, por diversas vezes, o chefe do Executivo agradeceu o deputado federal Rodrigo Moraes (Democratas). Segundo ele, foi o parlamentar que ajudou em todas as tratativas com Vinholi e foi o primeiro a informá-lo, na quinta-feira (28), que a cidade retornaria para a fase laranja.

Surpresa

A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves (PSDB), afirmou que ficou surpresa com o resultado, tendo em vista os posicionamentos do secretário Vinholi. “Nós não acreditávamos nessa reclassificação, mas hoje, para a nossa surpresa, tivemos essa notícia. É um ganho, principalmente pensando no comércio, que tem sofrido com essa pandemia”, afirma.

Ainda conforme ela, com a fase laranja, é possível que o comércio funcione, mas ainda considera importante seguir as medidas sanitárias e de saúde. A prefeita ainda destacou a necessidade em se evitar as aglomerações desnecessárias. A reunião também contou com a presença dos prefeitos de Araçariguama, Tapiraí, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Boituva e Piedade. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos