fbpx
Sorocaba e Região

Manchas de óleo ainda não afetam o turismo para o Nordeste

Em agências de turismo de Sorocaba, ainda não há reflexos causados pela presença do produto poluente no mar
Manchas de óleo ainda não afetam o turismo para o Nordeste
139 praias da região nordeste já foram atingidas pelas manchas de óleo. Crédito da foto: AFP

 

As manchas de óleo que apareceram pela primeira vez em 2 de setembro já atingiram pelo menos 139 praias do Nordeste brasileiro, segundo divulgou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além dos problemas ambientais causados pelo vazamento, o turismo também pode estar ameaçado nos próximos meses se o problema persistir.

Em agências de turismo de Sorocaba ainda não há reflexos causados pela presença do produto poluente no mar, que aparece nos nove estados da região. Segundo Francisco Ataíde, da Btour Turismo, as praias nordestinas são as mais procuradas por seus clientes, que estão embarcando normalmente para seus passeios.

“Ninguém nos procurou para fazer alguma reclamação, cancelar ou tentar adiar. Inclusive, seguimos fechando pacotes para os próximos meses.” Ele conta que por ser um problema recente, não se sabe ainda as proporções dos estragos causados pelo derramamento de óleo e por isso os turistas seguem com seus planejamentos.

Leia mais  Bolsonaro pede investigação sobre manchas de óleo no Nordeste

 

Na agência Projeto Turismo todas as viagens com destino ao nordeste estão seguindo o cronograma já planejado. Segundo a agente de viagens Fernanda Cristina Mencacci, o nordeste brasileiro é o destino favorito para as famílias sorocabanas, pois há muitas opções de roteiro e resorts. “Várias praias foram atingidas, mas nas cidades sempre há muitas opções de passeio, então acredito que não haverá cancelamentos ou reclamações”.

Programação normal

As secretarias de turismo de vários Estados e cidades da região estão seguindo com a programação normal de atrações turísticas. A pasta de Porto Seguro, por exemplo, informou que a cidade já é o segundo destino mais procurado para o Ano Novo de 2020, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. A Secretaria de Turismo de Fortaleza comemorou o crescimento no número de passageiros internacionais que desembarcaram neste ano na capital cearense e espera ainda mais visitantes nos próximos meses.

Leia mais  Manchas de óleo aumentam no litoral de Sergipe

 

Em Recife (PE), praias famosas como a de Boa Viagem e a dos Carneiros, estão entre as afetadas pelo óleo, porém a cidade seguirá com sua programação normal já planejada para o Natal, chamado Ciclo Natalino. Entre as praias famosas que também foram poluídas pelo derramamento estão Barra de São Miguel (AL), Canto de Atins (MA), Porto de Galinhas (PE), Pipa (RN), entre outras.

As três principais companhias aéreas que operam no nordeste, Gol, Latam e Azul, também divulgaram que não há cancelamentos ou adiamentos solicitados pelos turistas por conta do problema ambiental. (Larissa Pessoa)

Comentários