Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais de 9 mil pessoas procuram as UBSs no ‘Dia D’ de combate ao sarampo

15 de Fevereiro de 2020 às 19:00

3.425 pessoas foram imunizadas, segundo a Secretaria de Saúde de Sorocaba. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (15/02/2020)

Mais de nove mil pessoas compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba, neste sábado (15),  no “Dia D” de combate ao sarampo, informou  a Secretaria de Saúde cidade (Ses). De acordo com a pasta, deste total, 3.425 pessoas foram imunizadas, sendo 435 delas contra o sarampo; 1.368 foram vacinadas contra a febre amarela e os 1.682 receberam outros tipos de vacina que estavam atrasadas (alguns acabaram recebendo mais de uma vacina). Os demais não precisaram ser vacinados, pois estavam com a carteirinha em dia. 

Devido à grande procura, algumas das dezessete UBSs que funcionaram neste sábado precisaram fechar os portões um pouco antes das 17h. A medida foi tomada para que as diversas pessoas que já se encontravam no interior das unidades pudessem ser avaliadas e imunizadas de acordo com a situação vacinal. Essa situação foi registrada nas UBSs do Éden, Jardim Rodrigo, Vitória Régia e Parque São Bento. Quem não conseguiu ser vacinado pode procurar as unidades de saúde até o final deste mês de fevereiro.

A Secretaria da Saúde ressalta que, embora a prioridade seja vacinar de crianças a partir de 5 anos a adolescentes até 19 anos (dezenove anos, 11 meses e 29 dias), toda a população a partir de 6 meses até os nascidos a partir de 1960, que não tenha comparecido no “Dia D” deve procurar uma das UBSs para verificar a situação da sua carteirinha de vacina e receber as doses que ainda não foram aplicadas.

A campanha de imunização com a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba teve início na última segunda-feira (10) e segue até 13 de março.

Até o momento, Sorocaba registrou três casos confirmados de sarampo. Em 2019, foram 76 casos confirmados. Durante o período da campanha também estará disponível a vacina contra a febre amarela para toda a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal.

Quem não conseguiu comparecer, pode consultar o endereço e o horário de funcionamento das UBSs por meio do link – https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/ (Com informações da Secom)

Galeria

Confira a galeria de fotos