Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais de 11 mil farão o Enem na região de Sorocaba

27 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Mais de 11 mil farão o Enem na região Isabela fará a prova como treineira, por isso não está preocupada com impasse sobre a data. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

A região de Sorocaba tem mais de 11 mil inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Os dados foram divulgados na segunda-feira pela Secretaria de Educação do Estado. As inscrições para o Enem 2020 terminam nesta quarta-feira (27), ainda com datas das provas indefinidas.

Termina nesta terça também o prazo para a solicitação de atendimento especializado, escolha de língua estrangeira e o município em que o estudante deseja realizar a prova. Já o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, para candidatos que não têm isenção, deverá ser feito até amanhã. E de 1º a 5 de junho, caso deseje, o candidato poderá fazer a solicitação para tratamento pelo nome social.

Segundo balanço divulgado pela pasta estadual, na região de Sorocaba são 11,2 mil candidatos inscritos até a última segunda-feira. As mais de 100 mil vagas para os candidatos que optaram pela prova digital já foram preenchidas. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmam que será feita uma enquete com os participantes inscritos, no final de junho, na Página do Participante.

[irp posts="249394" ]

 

“As datas do exame serão definidas após a consulta”, informam. Os órgãos disseram ainda que, em função do impacto da pandemia do novo coronavírus, o Inep e o MEC decidiram pelo adiamento da aplicação do exame nas versões impressa e digital. “O candidato deve acompanhar as informações na Página do Participante, portais e redes sociais do Inep e do MEC para saber as novas datas”.

Sem datas definidas para as provas e sem aulas presenciais, os estudantes acreditam que poderão ter seus desempenhos prejudicados no Enem 2020. A Secretaria de Educação do Estado afirma que, desde o último dia 23, o aplicativo de aulas a distância da rede estadual, o Centro de Mídias SP, passou a transmitir, on-line e pela TV Educação, aulas dedicadas a preparação dos estudantes para o Enem. O conteúdo é sempre aos sábados na parte da manhã.

Estudos comprometidos

Sem datas definidas para as provas e sem aulas presenciais, muitos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio pensam que poderão ter seus desempenhos afetados no Enem 2020.

A estudante Melissa Brizola Casagrande, 16 anos, acredita que a falta de datas confirmadas para as provas prejudica o planejamento de estudos. Outra questão, para ela, é o fato de que sem aulas presenciais e sem conexão com a internet, vários alunos poderão ter um resultado ruim no Enem. “Não é o meu caso, mas quem não tem acesso à internet pode ter um desempenho ruim. A falta de datas também deixa a gente mais ansiosa, pois pode mexer com o calendário de alguns vestibulares”, disse.

Mais de 11 mil farão o Enem na região Brenda conta que ficar por horas em frente ao computador tem sido cansativo. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Já Brenda Rodrigues Pinto, 17 anos, também aluna do último ano do Ensino Médio, afirma que a incerteza das datas deixa os estudantes incomodados. Estudar a distância, em casa, é outro fator de preocupação. “Meus estudos para o Enem ficaram conturbados com as aulas a distância, pois houve um aumento de trabalhos e ficar focado no computador várias horas do dia se tornou cansativo”, relatou.

[irp posts="184902" ]

 

A treineira Isabela Sandrin, 16 anos, vai fazer a prova pela primeira para saber como é o modelo do exame. Ela ainda cursará o terceiro ano do Ensino Médio do ano que vem e quer estar mais preparada em 2021 quando for fazer o exame para valer. “Vou prestar para saber como é e não chegar de surpresa no ano que vem. Então, não estou tão preocupada com o conteúdo da prova e sim com o modelo”, contou. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos