Covid-19 Sorocaba e Região

Mais 62 mortes são registradas na cidade; 61 pessoas esperam UTI

Sobre os óbitos, as vítimas tinham entre 36 e 97 anos, sendo 27 mulheres e 35 homens

Mais 62 mortes são registradas na cidade; 61 pessoas esperam leitosSorocaba recebeu a notificação de mais 62 duas mortes por Covid-19, nesta segunda-feira (5). Também foram confirmados mais 519 casos. A cidade ainda teve 576 recuperados. Na ocupação de leitos, seis dos oito hospitais públicos tinham 100% de ocupação de UTI Covid, com 61 pessoas na fila de espera.

Sobre os óbitos, as vítimas tinham entre 36 e 97 anos, sendo 27 mulheres e 35 homens. Importante lembrar que as mortes ocorreram entre 23 de março e 4 de abril. Entretanto, é o maior número de notificações desde o início da pandemia. No acumulado dos últimos 15 dias, a cidade recebeu a notificação de 268 mortes.

Sobre as últimas notificações, chama a atenção o número de pessoas que morreram em unidades de urgência e emergência. Foram 19 vítimas, o que corresponde e 30% do total. Outro dado importante é do número de pessoas que não tinham fatores de risco para o novo coronavírus. Do total, 19, ou seja. também 30%, não tinham comorbidades. Ainda pelo dados, 23 pessoas, ou 37% do total, morreram em hospitais particulares de Sorocaba.

Leia mais  Unesp seleciona médicos, psicólogos e enfermeiros para trabalho temporário

Com esses números, Sorocaba foi a 1.194 mortes desde o início da pandemia, A cidade ainda tem 18 óbitos em investigação, ou seja, que aguardam resultado se a morte tem ou não relação com o coronavírus.

Casos e recuperados

Com os 519 novos casos confirmados, Sorocaba chegou ao total de 46.094. Já os recuperados foi a 44.150. A cidade também tinha 583 pessoas em recuperação. Ao menos 847 aguardam resultado de exame. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 98.497.

Ocupação de leitos

Sorocaba tinha na tarde de ontem (5) 90 pacientes aguardando leitos em hospitais públicos da cidade, sendo 29 de enfermaria e 61 de UTI. Essa fila de espera da UTI se reflete na ocupação dos leitos. Seis das oito unidades de saúde com leito de UTI Covid adulto estava com 100% de ocupação. A situação ocorria no Adib Jatene, Santa Casa, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), CTE Zona Norte, Amhemed e Santa Lucinda. O CTE Zona Oeste tinha 21 dos 23 leitos ocupados, com taxa de 91,3%. Com dois leitos, o CTE São Guilherme era o único que não tinha pacientes.

Com a situação, a cidade tinha apenas quatro leitos vagos de um total de 151. Segundo a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), as pessoas em fila de espera já haviam sido atendidas nas unidades de urgência e emergência da cidade e aguardam o encaminhamento para os leitos,

Leia mais  Fiscalização fecha bares e orienta moradores em Piedade

Na rede privada, o hospital Unimed tinha 100% de ocupação. Samaritano e Evangélico tinham ocupação acima de 95%. No Amhemed, que também atende a rede particular, a ocupação estava acima de 70%. Sobre os leitos clínicos de toda a rede. Das 12 unidades de saúde de Sorocaba, oito estavam com ocupação de 100%. (Marcel Scinocca)

Comentários