Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maioria dos vereadores de Sorocaba é a favor da redução de seus salários

20 de Maio de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Maioria dos vereadores de Sorocaba é a favor da redução de seus salários A proposta de reduzir vencimentos é intenção de Fernando Dini, presidente da Câmara Municipal, e da prefeita Jaqueline. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (7/4/2020)

A maioria dos vereadores do Legislativo sorocabano é a favor da redução de seus vencimentos como uma das formas de enfrentamento da pandemia de coronavírus em Sorocaba. Dos 20 parlamentares da Casa, 17 se mostraram favoráveis ao responderem sobre o tema ao jornal Cruzeiro do Sul nesta terça-feira (19). Um não quis se manifestar e dois não responderam à reportagem.

Tramita na Câmara um projeto de lei da Mesa Diretora sobre o assunto. A implementação de redução em vencimentos foi intenção do presidente Fernando Dini (MDB) e da prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), em 16 março deste ano.

Fernando Dini (MDB) se mostrou a favor, mas destacou os trâmites legais sobre o caso. “Sou totalmente a favor da redução, estou à disposição e também trabalho para que o projeto passe o quanto antes por todos os trâmites legais e seja colocado em votação o mais rápido possível.”

[irp posts="163189" ]

 

Hudson Pessini (MDB) é favorável e também pediu urgência na tramitação do assunto na Câmara. “Sou a favor e venho cobrando urgência na votação dessa medida. A receita do município terá uma queda brusca e essa redução de salário é mais do que necessária para ajudar no combate à pandemia.”

Iara Bernardi (PT) concorda com a sugestão sobre a redução de 20% do subsídio dos parlamentares, por dois ou três meses. “Ela propôs que a mesma redução se aplique aos servidores do Legislativo que recebam salários iguais ou maiores do que os parlamentares”, comenta nota da parlamentar.

Irineu de Toledo (PRB) afirmou que é favorável, mas só para vereadores. “Sou favorável somente dos vereadores e mais ninguém”, disse. Ele ainda se disse contra a redução do salário da chefe do Executivo. “Se reduzir da prefeita, atinge funcionários de carreira que têm como teto constitucional o salário dela. Nada justifica reduzir salários de funcionários públicos”, explanou.

João Donizeti (PSDB), com um folder em redes sociais com os dizeres “o exemplo precisa ser nosso”, também tem se mostrado a favor da redução.

Engenheiro Martinez (PSDB) foi na mesma linha. “Desde que seja uma medida constitucional, e que, comprovadamente, irá contribuir com a cidade, estarei de acordo”, ressaltou.

[irp posts="61934" ]

 

Luis Santos (PRB) se disse favorável à redução de seu vencimento e também da prefeita, além de secretários municipais de Sorocaba. Segundo ele, a medida é importante para o enfrentamento da pandemia.

Marinho Marte (PP) afirmou que é a favor da redução, mas defendeu amplo debate sobre o tema e a redução estendida também para cargos cujos salários sejam maiores que de vereadores.

Péricles Régis (MDB) é a favor da redução de seu salário para auxiliar em medidas de combate ao coronavírus. “No entanto, acredita ser importante ressaltar que esse ato é muito mais político do que efetivo, em se tratando de valores a serem revertidos em meio à pandemia”, disse via assessoria.

Renan Santos (PDT) ampliou sobre o tema. “Sou a favor da redução dos gastos da Câmara num todo (contratos), incluindo o subsídio dos/as vereadores/as”, disse.

Rodrigo Manga (PRB) foi outro que se disse a favor. “Inclusive, propôs à prefeitura, que não respondeu. Então ingressou com projeto, assinado pela bancada do Republicanos, pedindo redução de 30% para prefeita, secretários e vereadores. Ocorre que tramita na Câmara há cerca de um mês e não foi colocado ainda em pauta”, disse também em nota de sua assessoria.

Silvano Junior (PRB) não respondeu ao questionamento, mas assinou um documento do PRB que pede a redução.

[irp posts="145848" ]

 

Fausto Peres (Podemos) afirmou que é completamente a favor e que é o momento em que as pessoas devem estar unidas.

Vitão do Cachorrão (PRB) lembrou que é a favor da redução do salário e reclamou que a questão não foi colocada na pauta, após ser apresentada pelo partido.

De forma sucinta, também se mostraram a favor os vereadores Wanderley Diogo (PSC), Hélio Brasileiro (PSDB) e Anselmo Neto (Podemos).

Francisco França (PT) não respondeu até o fechamento desta edição. O mesmo ocorreu com a vereadora Fernanda Garcia (Psol). O vereador Pastor Apolo (PSL), mesmo partido da prefeita, foi o único que não quis se manifestar sobre a questão. (Marcel Scinocca)