Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lojas não essenciais são fiscalizadas

07 de Julho de 2020 às 00:01

Lojas não essenciais são fiscalizadas Comércios só podem vender produtos e/ou serviços essenciais durante a fase vermelha da quarentena. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba (6/7/2020)

A Prefeitura de Sorocaba fechou ontem (6), em ação conduzida pela fiscalização da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), 25 estabelecimentos comerciais pelo não cumprimento do decreto municipal que normatiza a comercialização de produtos e serviços durante a vigência do Plano São Paulo. Outros 12 comércios foram fechados e um foi notificado no fim de semana.

Ontem, os fiscais estiveram na zona norte e na zona industrial, orientando comerciantes e consumidores sobre as medidas sanitárias para evitar a transmissão do novo coronavírus e fiscalizar a exposição e comercialização exclusiva dos produtos e/ou serviços considerados essenciais. Foram visitados os bairros do Éden, Jardim Maria Antônia Prado, Jardim Santa Lucilia, Jardim Maria Eugênia e Vila Formosa.

No final de semana, um estabelecimento comercial foi notificado por falta de inscrição municipal e outros 12 foram fechados por comercializarem produtos ou serviços não essenciais. Os bairros escolhidos foram os Jardins Prestes de Barros, Boa Esperança, Itália, Santa Bárbara, Vergueiro e Guadalupe. Além desses, os fiscais visitaram a área central, Vila Jardini, Vila Carvalho, Vila Santana, Vila São Vicente, Vila Hortência e o Parque Vitória Régia.

No domingo (5), os fiscais estiveram nas feiras da Vila Angélica, Parque das Laranjeiras e Cerrado. Foram feitas orientações sobre o uso correto de máscaras faciais, disponibilidade de álcool em gel para os clientes e o distanciamento social. Além disso, uma barraca de pastel foi orientada a retirar os bancos para se evitar o consumo de alimentos no local.

O descumprimento das obrigações do decreto pode acarretar multas de R$ 276 a R$ 276 mil e, em casos de reincidências, a empresa está sujeita à cassação do alvará de funcionamento. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)