Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lojas de Sorocaba e outras cidades da região não terão horário natalino

08 de Dezembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Lojas de Sorocaba e outras cidades da RMS não terão horário natalino Durante o dia, consumidores movimentaram o comércio de Sorocaba. Crédito da foto: Fábio Rogério (7/12/2020)

Sorocaba e outras cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) não terão horário estendido para as compras de Natal este ano por conta da pandemia da Covid-19. O motivo é a regressão da região da fase verde para a amarela do Plano São Paulo, que é mais restritiva e limita o horário de abertura de comércios e shoppings para 10 horas por dia. A medida passou a valer no último dia 2.

Segundo a Associação Comercial de Sorocaba (Acso), conforme decreto municipal, cada lojista poderá escolher o horário que preferir, desde que respeite as 10 horas de funcionamento por dia.

Em dezembro de 2019, as lojas de Sorocaba funcionaram de segunda a sexta, das 9h às 22h e, aos sábados, das 9h às 18h. Para o presidente da Acso, Sérgio Reze, seria melhor se o poder público definisse um horário padrão para todo o comércio da cidade, desde que fossem respeitadas as 10 horas. “Desta forma, facilitaria a compreensão dos lojistas e consumidores”, afirma.

No Natal do ano passado, alguns shoppings da cidade também ampliaram o horário de funcionamento para facilitar a compra dos presentes pelos consumidores. Entre 18 e 23 de dezembro, por exemplo, o Iguatemi Esplanada funcionou das 10h às 23h. Porém, este ano, as lojas do shopping vão funcionar das 11h às 21h.

Em Votorantim, a prefeitura também não estipulou o horário de abertura para o comércio e deixou a critério de cada lojista, respeitando as 10 horas por dia e 40% de ocupação.

Horário alterado

Lojas de Sorocaba e outras cidades da RMS não terão horário natalino Ontem à noite, poucas lojas estavam abertas no eixo Barão-Braguinha. Crédito da foto: Fábio Rogério (7/12/2020)

Pelo menos quatro cidades da RMS mudaram o horário de funcionamento do comércio local por conta do Natal, mas respeitando o limite diário de 10 horas. Os municípios que adaptaram os horários são: Itu, São Roque, Ibiúna e Mairinque. Já Alumínio somente estabeleceu horário das 8h às 18h.

Em Itu, a Prefeitura informou que acatou pedido da Associação Comercial, permitindo o funcionamento do comércio das 10h às 20h, neste final de ano. “A fiscalização permanece da mesma forma que vem sendo aplicada desde o início da quarentena. A restrição de horário é válida para todas as cidades paulistas, diante da vigência da Fase Amarela do Plano SP”, informou o município.

A ACIP informou que o horário foi uma sugestão, e que o comerciante define qual o melhor para o seu estabelecimento. “Se optar em ficar até às 22h, deverá abrir mais tarde. Acreditamos que a regressão para fase amarela não vai alterar as vendas de Natal, continuamos incentivando o comércio a se utilizar dos meios digitais também”, informa.

Em São Roque, a prefeitura estabeleceu o horário do comércio na fase amarela das 9h às 19h e shopping das 11h às 21h, com ocupação máxima de 40%.

Em Ibiúna, segundo a prefeitura, os estabelecimentos comerciais podem funcionar de segunda a sábado, das 9h às 19h, horário determinado em conversa com comerciantes. Aos domingos, somente farmácias, postos de combustíveis, mercados e supermercados poderão abrir. Todos respeitando o limite de 40% da lotação máxima.

Em Mairinque, conforme decreto municipal, o comércio em geral e serviços poderão funcionar com 40% da capacidade, com atendimento das 10h às 20h. E, em Alumínio, o comércio funciona das 8h às 18h, também respeitando 40% da capacidade de pessoas no interior do estabelecimento.

Piedade e Salto de Pirapora definem apenas o fechamento

As prefeituras de Piedade e de Salto de Pirapora definiram os horários de fechamento do comércio, mas deixaram a abertura a critério de cada lojista, respeitando o limite diário de 10 horas e 40% da lotação máxima.

Segundo a Prefeitura de Piedade, o horário de abertura do comércio é definido pelo lojista, dentro dos limites da fase amarela do Plano São Paulo. Conforme a Associação Comercial e Industrial de Piedade (ACIP), o horário do comércio na cidade para as compras de Natal é o seguinte: até dia 12 lojas abertas ate às 20h, de 14 a 23 até às 22h, e de 24 a 31 até às 18h, aos domingos, a abertura é opcional.

Além disso, Piedade inaugurou na sexta (4) a Iluminação de Natal 2020, na área urbana em parceria com a ACIP. Contudo, a prefeitura informa que para visitar os locais é obrigatório uso de máscara e o respeito ao distanciamento.

A Prefeitura de Salto de Pirapora informa que estão autorizadas todas as atividades comerciais, com capacidade limitada a 40% de ocupação e funcionamento dos estabelecimentos limitado a 10 horas diárias. “Limita também abertura de estabelecimentos com público, no máximo, até às 22h, e aos domingos e feriados das 10h às 18h”, destaca. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos