Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lives marcam o Dia do Aviador

24 de Outubro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Lives marcam o Dia do Aviador Uma das transmissões ocorreu no Aeroclube de Sorocaba. Crédito da foto: Reprodução / Facebook (23/10/2020)

O jornal Cruzeiro do Sul fez duas transmissões ao vivo na sexta-feira (23) em homenagem ao Dia do Aviador. A primeira ocorreu no Aeroclube de Sorocaba, com a participação de aviadores com extensa participação em gestões do Aeroclube. Na outra live, à tarde, foi entrevistado o promotor Jorge Alberto Marum, que tem o patrimônio público entre suas atribuições. Ele é responsável por uma ação na Justiça que pede o reconhecimento histórico e cultural do Aeroclube de Sorocaba.

Na transmissão ao vivo do Aeroclube, Telmo Cardoso foi o primeiro entrevistado. Ele foi presidente da instituição na década de 1990. Na entrevista ele destacou a tentativa de regularização de área municipais usadas pelo Aeroclube. Ele também criticou a falta de ação do Poder Público na questão. Outro entrevistado foi Jaksan Moreira, que iniciou sua tragetória no Aeroclube de Sorocaba em 1959, com 17 anos. Ele chegou a ser presidente da entidade.

O professor e economista Geraldo de Almeida, que quando secretário municipal iniciou as tratativas para internacionalizar o Aeroporto, também participou. Ele deu ênfase no potencial econômico da cidade para a aviação e nas oportunidades geradas pela atividade econômica. A rodada de entrevistas também contou com Roberto Schleifer, neto de Frederico Schleifer, que doou a área na década de 1940 para construção do então campo de aviação. O atual presidente do Aeroclube de Sorocaba, Milton Andreolli, encerrou a transmissão falando dos desafios da instituição.

Já na segunda live, Jorge Alberto Marum tratou da ação civil pública movida pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) que pede o reconhecimento judicial dos valores históricos e culturais do local, Ele lembrou que a região e a cidade precisam da Polícia Militar, que recebeu cessão de uso da área pela Prefeitura de Sorocaba, mas que o processo deve seguir os procedimentos de preservação do patrimônio histórico. As transmissões estão na seção de vídeos da página do Cruzeiro do Sul no Facebook, e podem ser acessadas pelos QR Codes. (Marcel Scinocca)