Buscar no Cruzeiro

Buscar

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer recebe agentes da Corrida Pink do Bem

14 de Julho de 2019 às 00:01

Liga recebe agentes da Corrida Pink do Bem Encontro realizado ontem reuniu apoiadores, patrocinadores e assessorias da corrida. Crédito da foto: Emidio Marques

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer promoveu, sábado (13), um evento de integração dos agentes que contribuem para a realização da 5ª Corrida Pink do Bem. Os apoiadores, patrocinadores e assessorias da corrida que possibilitarão a realização do evento puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, o espaço e seus voluntários.

Na oportunidade, também foi apresentada a camiseta que os corredores receberão. A Liga, criada em 1975, presta auxílio multiprofissional para mulheres em tratamento de câncer de mama e câncer ginecológico, além de promover a prevenção da doença.

“Nosso objetivo é que eles estejam mais perto da Liga e que saibam realmente o que eles estão ajudando”, explica a presidente da entidade Maysa Miceli Santini de Souza. Em sua quinta edição, a corrida será realizada no dia 27 de outubro, às 7h30, no Parque das Águas. O evento, que surgiu como uma forma de divulgar a prevenção ao câncer de mama, se tornou nos últimos dois anos uma forma de possibilitar o acesso de mulheres a exames diagnósticos.

Liga recebe agentes da Corrida Pink do Bem Laelso Rodrigues, presidente da Perseverança III, e Maysa Santini, presidente da Liga. Crédito da foto: Emidio Marques

Maysa conta que a entidade percebeu a dificuldade de mulheres para a realização de mamografias devido a longa fila de espera do Serviço Único de Saúde (SUS). Em 2018, a renda da corrida possibilitou a realização de 800 mamografias. Com a instalação de um aparelho de mamografia na Santa Casa de Sorocaba, essa demanda foi absorvida pelo hospital e assim a entidade se voltou a custear outros exames diagnósticos com demanda reprimida.

Em 2019 foram custeados 500 ultrassons de mama e 30 biópsias. Com a renda deste ano, a Liga pretende auxiliar mais mulheres. “O objetivo da corrida é a prevenção, a conscientização e a realização desses exames, tirar essas mulheres da fila dos SUS”, afirma Maysa.

Em 2015, a Pink do Bem teve 700 corredores e em 2018 chegou à marca de 1.600 participantes. A corrida, que faz parte do calendário municipal, é realizada no mês da conscientização à prevenção ao câncer de mama: o Outubro Rosa.

O secretário de esportes, Simei Lamarca, destacou o valor esportivo e também social da corrida Pink do Bem. “Como gestor esportivo, temos a obrigação do apoio a uma corrida como essa, pelo valor da prevenção, da informação final e do que vai ser revertido. Toda a diretoria e o voluntariado trabalham com a verdade e isso reflete no olhos e nas palavras de cada um deles”, disse.

Laelso Rodrigues -- presidente da Loja Maçônica Perseverança III -- destacou o papel da entidade no resgate da autoestima das mulheres atendidas. A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer foi criada por um grupo de esposas de integrantes da PIII.

Liga recebe agentes da Corrida Pink do Bem Durante o encontro foi apresentada a nova camiseta da corrida. Crédito da foto: Emidio Marques

Os patrocinadores do evento são a Completa Corretora de Seguros, Essências D’água, Intermédica, Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), Nucleon, Veríssimo Companhia de Imóveis, Pró-Femme Diagnósticos, Maguacamp Distribuidora, Construtora Planeta e Universidade de Sorocaba (Uniso). Além dos apoiadores Panathlon International, Prefeitura de Sorocaba, Urbes -- Trânsito e Transportes, GP Som e Luz e Seritec. A organização é realizada pela AASP Atletismo e o marketing esportivo da Pepper Criativa. O evento contou com a presença também de voluntários e membros da diretoria da entidade.

Inscrições

As inscrições da 5ª Pink do Bem já estão abertas e podem ser realizadas pelos endereços: www.aaspatletismo.com.br e www.minhasinscricoes.com.br. Serão três modalidades: caminhada de 3km, corrida de 5km e corrida de 10km. Para a caminhada o custo das inscrições é de R$60 e para corrida R$ 90. Idosos têm 50% de desconto. Mais informações: 3342-3320. No dia 21 será realizado um “treinão” aberto, cujo percurso e detalhes serão divulgados nas redes sociais da corrida. (Priscila Fernandes)

[irp posts="78450" ]

Galeria

Confira a galeria de fotos