Sorocaba e Região

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer recebe agentes da Corrida Pink do Bem

Evento realizado para arrecadar recursos para ações de combate ao câncer acontece em 27 de outubro



Liga recebe agentes da Corrida Pink do Bem
Encontro realizado ontem reuniu apoiadores, patrocinadores e assessorias da corrida. Crédito da foto: Emidio Marques

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer promoveu, sábado (13), um evento de integração dos agentes que contribuem para a realização da 5ª Corrida Pink do Bem. Os apoiadores, patrocinadores e assessorias da corrida que possibilitarão a realização do evento puderam conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela entidade, o espaço e seus voluntários.

Na oportunidade, também foi apresentada a camiseta que os corredores receberão. A Liga, criada em 1975, presta auxílio multiprofissional para mulheres em tratamento de câncer de mama e câncer ginecológico, além de promover a prevenção da doença.

“Nosso objetivo é que eles estejam mais perto da Liga e que saibam realmente o que eles estão ajudando”, explica a presidente da entidade Maysa Miceli Santini de Souza. Em sua quinta edição, a corrida será realizada no dia 27 de outubro, às 7h30, no Parque das Águas. O evento, que surgiu como uma forma de divulgar a prevenção ao câncer de mama, se tornou nos últimos dois anos uma forma de possibilitar o acesso de mulheres a exames diagnósticos.

Liga recebe agentes da Corrida Pink do Bem
Laelso Rodrigues, presidente da Perseverança III, e Maysa Santini, presidente da Liga. Crédito da foto: Emidio Marques

Maysa conta que a entidade percebeu a dificuldade de mulheres para a realização de mamografias devido a longa fila de espera do Serviço Único de Saúde (SUS). Em 2018, a renda da corrida possibilitou a realização de 800 mamografias. Com a instalação de um aparelho de mamografia na Santa Casa de Sorocaba, essa demanda foi absorvida pelo hospital e assim a entidade se voltou a custear outros exames diagnósticos com demanda reprimida.

Em 2019 foram custeados 500 ultrassons de mama e 30 biópsias. Com a renda deste ano, a Liga pretende auxiliar mais mulheres. “O objetivo da corrida é a prevenção, a conscientização e a realização desses exames, tirar essas mulheres da fila dos SUS”, afirma Maysa.

Em 2015, a Pink do Bem teve 700 corredores e em 2018 chegou à marca de 1.600 participantes. A corrida, que faz parte do calendário municipal, é realizada no mês da conscientização à prevenção ao câncer de mama: o Outubro Rosa.

O secretário de esportes, Simei Lamarca, destacou o valor esportivo e também social da corrida Pink do Bem. “Como gestor esportivo, temos a obrigação do apoio a uma corrida como essa, pelo valor da prevenção, da informação final e do que vai ser revertido. Toda a diretoria e o voluntariado trabalham com a verdade e isso reflete no olhos e nas palavras de cada um deles”, disse.

Laelso Rodrigues — presidente da Loja Maçônica Perseverança III — destacou o papel da entidade no resgate da autoestima das mulheres atendidas. A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer foi criada por um grupo de esposas de integrantes da PIII.

Liga recebe agentes da Corrida Pink do Bem
Durante o encontro foi apresentada a nova camiseta da corrida. Crédito da foto: Emidio Marques

Os patrocinadores do evento são a Completa Corretora de Seguros, Essências D’água, Intermédica, Instituto de Oncologia de Sorocaba (IOS), Nucleon, Veríssimo Companhia de Imóveis, Pró-Femme Diagnósticos, Maguacamp Distribuidora, Construtora Planeta e Universidade de Sorocaba (Uniso). Além dos apoiadores Panathlon International, Prefeitura de Sorocaba, Urbes — Trânsito e Transportes, GP Som e Luz e Seritec. A organização é realizada pela AASP Atletismo e o marketing esportivo da Pepper Criativa. O evento contou com a presença também de voluntários e membros da diretoria da entidade.

Inscrições

As inscrições da 5ª Pink do Bem já estão abertas e podem ser realizadas pelos endereços: www.aaspatletismo.com.br e www.minhasinscricoes.com.br. Serão três modalidades: caminhada de 3km, corrida de 5km e corrida de 10km. Para a caminhada o custo das inscrições é de R$60 e para corrida R$ 90. Idosos têm 50% de desconto. Mais informações: 3342-3320. No dia 21 será realizado um “treinão” aberto, cujo percurso e detalhes serão divulgados nas redes sociais da corrida. (Priscila Fernandes)

Leia mais  17 Unidades Básicas de Saúde oferecem grupos de caminhada
Comentários

CLASSICRUZEIRO