Buscar no Cruzeiro

Buscar

Liga de Combate ao Câncer é indicada a prêmio nacional

29 de Março de 2019 às 00:51

Liga de Combate ao Câncer é indicada a prêmio nacional Maysa Santini de Souza, presidente da entidade. Crédito da Foto: Fábio Rogério

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, entidade que desenvolve ações preventivas e de auxílio às mulheres diagnosticadas com câncer de mama e ginecológico, concorre ao prêmio “Dr.Pinotti -- Hospital Amigo da Mulher”. A premiação é concedida pela Câmara dos Deputados, em Brasília, a entidades governamentais ou não-governamentais com trabalhos ou ações de destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de saúde da mulher. A indicação ao prêmio foi feita pelo deputado federal sorocabano, Capitão Guilherme Derrite (PP).

[irp posts="30533" ]

 

Criada em 1975, a Liga desenvolve um trabalho com profissionais voluntárias. O atendimento é feito por assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas, assistentes jurídicas e fisioterapeutas. Além de contar com uma série de atividades, como: aulas de culinária, artesanato, dança do ventre, entre outras. A atenção não é voltada apenas para o lado psicológico das mulheres atendidas, mas também para a sua autoestima. Aulas de maquiagem são disponibilizadas, assim como perucas, sutiãs e próteses externas, para pacientes que passaram por mastectomia (remoção das mamas).

Para continuar a oferecer ajuda de forma gratuita, a Liga realiza uma corrida de rua anual -- a Corrida Pink do Bem -- há quatro anos. Com o dinheiro de patrocinadores, e também da inscrição para corredores de 5 e 10 quilômetros, é possível expandir a área de atuação. Como explica a presidente da entidade Maysa Miceli Santini de Souza, “com os valores arrecadados no evento de 2017, pudemos pagar 800 mamografias para as mulheres que estavam na fila do SUS”. Com a verba proveniente da atividade em 2018 será possível ajudar a pagar cerca de 80 biópsias para pacientes que ainda estão no aguardo da realização dos exames no SUS.

O prêmio “Dr. Pinotti - Hospital Amigo da Mulher” será definido por um Conselho Deliberativo formado por deputados de cada partido representado na Câmara. Para a Liga, a indicação é de extrema importância, pois se trata de um prêmio nacional e que pode melhorar a visibilidade para a entidade. “Nós esperamos, com isso, que mais pessoas física e jurídicas nos ajudem nesta causa tão importante. Aumenta a credibilidade.”, disse a presidente Maysa Santini. A eleição e divulgação dos vencedores está prevista para o dia 9 de abril.

A premiação, um diploma de menção honrosa, será entregue em cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados no mês de maio. (Da Redação)