fbpx
Sorocaba e Região

Líder de facção criminosa é preso em operação da Dise de Sorocaba

Homem está entre as quatro pessoas de alta periculosidade que foram detidas na ação
Líder de facção criminosa é preso em operação da Dise de Sorocaba
O material apreendido foi encaminhado à sede da Dise, em Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (7/11/2019)

 

O líder de uma facção criminosa foi preso em flagrante durante uma operação da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) de Sorocaba. Segundo a Polícia Civil, mais três homens, com idades entre 20 e 40 anos, foram detidos na operação de combate ao crime organizado. As prisões ocorreram na manhã desta quinta-feira (7) em bairros de Sorocaba e Votorantim.

Segundo o delegado Rodrigo Ayres, que comandou a ação, além do líder da facção, que residia no bairro Vitória Régia, na zona norte de Sorocaba, outros dois criminosos que atuavam como gerentes do tráfico em Votorantim foram presos. Já o quarto integrante de grupo, segundo o delegado, agia na execução de sentenças do chamado “tribunal do crime”. “Diante de dívidas de tráfico, esse homem era o responsável por punir. Entre os crimes praticados há homicídio, sequestro, extorsão, lesão corporal, entre outros”, disse.

As investigações tiveram início há cinco meses e de acordo com Ayres, na manhã de hoje foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. “As prisões temporárias eram para os indivíduos que atuavam como gerentes do tráfico. Os outros homens, mais perigosos, foram presos em flagrante por conta da quantidade de drogas e resistência a prisão”, explicou o delegado. Esses dois últimos citados, de acordo com Ayres, também já possuem passagem por homicídio e roubo.

Cerca de 20 policiais, entre civis e militares da Força Tática de Votorantim, participaram da operação. O líder da facção, no momento da abordagem policial, resistiu e tentou disparar contra os oficiais. Além do bairro Vitória Régia, as outras prisões aconteceram nos seguintes bairros de Votorantim: Jardim Rodrigues, São João e Fornazari.

Apreensões

Entre os materiais apreendidos durante o cumprimento dos mandados há um computador, sete celulares, três tablets, papéis de contabilidade do tráfico, três tijolos de maconha, 120 porções de crack e 70 pinos de cocaína. Um Chevrolet Agile, branco e com placas de Sorocaba, também foi apreendido, assim como uma pistola 380. e munições de fuzil. “Com essas prisões acreditamos que conseguimos desarticular o principal grupo de tráfico em Votorantim”, afirmou o delegado. Todo o material apreendido será periciado e conforme Ayres, as investigações terão continuidade. “Mais integrantes da facção devem ser presos”, concluiu.

De acordo com Ayres, os dois homens que tinham a prisão temporária decretada devem ter a prisão convertida em preventiva, assim como os outros dois presos em flagrante. Os quatro devem ser encaminhados ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba.

Leia mais  Polícia Militar prende trio que explodiu agência em Araçoiaba

 

Comentários

CLASSICRUZEIRO