Licitação busca volta do radar inteligente em semáforos de Sorocaba
Sorocaba está desde maio de 2018 sem fiscalização eletrônica por radar inteligente nos casos de avanço de sinal de vermelho ou por parar em faixa de pedestre. Com o encerramento do contrato foram suspensos os 12 pontos da cidade que tinham a fiscalização. Outra licitação está em andamento, mas o processo deve demorar ao menos 120 dias para ser concluído.
Conforme a Urbes, empresa pública que gerencia o trânsito e o transporte de Sorocaba, novos locais poderão ser incluídos com a nova contratação. “Os locais ainda serão avaliados”, diz. Anteriormente, os locais incluíam os pontos mais movimentados da cidade nas principais vias. A confluência das avenidas Itavuvu e Ipanema e praça Lions, envolvendo as avenidas Afonso Vergueiro e Dom Aguirre, estavam na lista.
O processo licitatório reaberto pela Urbes na semana passada chegou a ser suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A determinação do TCE ocorreu em outubro do ano passado. A medida do TCE atendeu à representação da empresa Paris Administração e Serviços. A empresa representou contra o pregão presencial previsto para o dia 8 de outubro. Após adequações, o procedimento foi liberado novamente na semana passada.
Ainda conforme a Urbes, no último ano em que a fiscalização ocorreu, em 2018, foram lavradas 1.043 autuações de avanço semafórico flagrado por equipamento eletrônico. No caso de avanço do sinal vermelho do semáforo, a multa é gravíssima. O motorista pode perder 7 pontos na carteira de habilitação, além de pagar R$ 293,47.
Como funcionava
Os equipamentos existentes em Sorocaba entre 2012 e 2018 são programados para flagrar o motorista que parar em cima da faixa de pedestres ou que passar pelo sinal vermelho do semáforo. A fiscalização eletrônica funcionava em 12 locais, das 5h até meia-noite. Do total de pontos de avanço de semáforo, seis operavam em forma de rodízio, sendo trocados a cada 90 dias.
Respeitar a vida
Renato Campestrini, que é especialista em Trânsito, Mobilidade e Segurança e colunista da rádio Cruzeiro FM 92,3, diz que apesar de não haver mais os equipamentos em Sorocaba, é importante que os condutores, de forma voluntária, respeitem o sinal vermelho. “Agir com prudência e com percepção de risco é essencial para preservar a vida, seja do condutor e de seus passageiros, seja dos demais usuários da via”, comenta.
Ainda conforme Campestrini, que também é presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB Sorocaba, é preciso lembrar que na cidade há sistema de videomonitoramento em funcionamento. “Esse sistema pode, sim, ser utilizado para fiscalizar o uso do semáforo”, lembra. Entretanto, de acordo com ele, “mais do que ter preocupação com a penalidade e com a infração, é preciso se preocupar com a vida. Um semáforo, por mais demorado que seja, não vale arriscar a vida”, acrescenta. (Marcel Scinocca)