Buscar no Cruzeiro

Buscar

Leitos do CHS já constam do censo de vagas para Covid

19 de Maio de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Leitos do CHS já constam do censo de vagas para Covid Prefeitura não contava com leitos do conjunto em seus boletins sobre a pandemia. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (15/5/2020)

O censo diário de leitos pactuados para Covid-19, em Sorocaba, passou a contar com os dados do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A mudança na divulgação ocorreu após publicação, no sábado (16), da ocupação e da existência dos leitos na unidade pelo jornal Cruzeiro do Sul.

Nesta segunda-feira (18), a taxa de ocupação do local, com referência à Covid-19, já foi divulgada pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). Até a semana passada, somente os dados do Hospital Regional Adib Domingos Janete, o novo Regional, eram listados.

Entrentanto, após o Cruzeiro questionar o Estado sobre para onde iriam os pacientes caso o Adib atingisse sua capacidade, a Secretaria de Estado da Saúde apresentou 18 leitos adultos para Covid-19 no local, que na ocasião, estavam com ocupação de 50%.

[irp posts="32782" ]

 

Resposta ao jornal

“Em resposta à reportagem ‘Novo Regional tem só um leito desocupado para paciente com coronavírus’, publicada em 15 de maio pelo jornal Cruzeiro do Sul, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de Sorocaba esclarece que 19 leitos destinados a Covid-19 no Conjunto Hospitalar do Sorocaba (CHS) fazem parte do plano de contingência regional desde o começo da pandemia”, afirmou a Secretaria Estadual no domingo (17).

A pasta salientou que, embora o CHS como um todo não seja preferencialmente dedicado aos coronavírus, mantém esses leitos reservados para pacientes infectados. “Essa classificação dos hospitais foi apresentada a gestores municipais de saúde e amplamente debatida”, lembra.

Já a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, afirmou que começou a receber as informações da taxa de ocupação de leitos Covid do CHS nesta segunda-feira. “Com isso, a Prefeitura irá inserir em sua divulgação diária sobre a taxa de ocupação dos leitos da cidade (público e privado), a partir desta segunda-feira.”

[irp posts="240863" ]

 

Taxa de ocupação

De acordo com o censo diária de ocupação de leitos, o Hospital Regional Adib Domingos Jatene, dos 30 leitos de UTI, restavam 4 vagos. Já dos 15 leitos clínicos, um estava vago. No CHS, dos oito leitos clínicos, apenas um estava ocupado. Para os leitos de UTI, que são 11, sete estavam com pacientes. No caso da Santa Casa, dos 30 leitos clínicos, 20 estavam ocupados. No mesmo local, dos 20 leitos de UTI, 16 estavam ocupados.

Na rede privada, em todas as unidades pactuadas para Covid-19, a ocupação na segunda-feira estava abaixo de 50%. A lista de hospitais inclui Samariano, Unimed e Evangélico. (Marcel Scinocca)