Sorocaba e Região

Kasato Maru recebe preparativos para a Festa da Colônia Japonesa

O evento de caráter beneficente, promovido pela Ucens, que já faz parte do calendário oficial de Sorocaba, terá a participação de 17 entidades
Kasato Maru recebe preparativos para a Festa da Colônia Japonesa
Ação faz parte da tradição do evento que acontece há 11 anos. Crédito da foto: Adival B. Pinto

Antecedendo a 11ª edição da Festa da Colônia Japonesa, que acontece nos dias 27 e 28, na praça Kasato Maru, no Campolim, os organizadores e participantes reúnem-se neste sábado (20) para a tradicional limpeza do recinto da festa, que além de paisagismo e ornamentos arquitetônicos japoneses, tem seu nome em homenagem ao navio que trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil, em 1908.

O evento de caráter beneficente, promovido pela União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens), que já faz parte do calendário oficial de Sorocaba, e conta com apoio da Prefeitura, além da Urbes, terá neste ano a participação de 17 entidades assistenciais.

Leia mais  10ª Festa da Colônia Japonesa

 

De acordo com Luiz Issao Kagiyama, vice-presidente da Ucens e integrante da comissão organizadora, a limpeza do espaço onde acontecerá a festa já é uma tradição pelo seu significado, tendo em vista que limpeza em japonês, “souji”, remete, segundo ele, “ao sentimento de respeito ao próximo, votos de bons presságios, cuidado com o que é dos outros”.

Ao final do mutirão, os participantes se reunirão para um lanche de confraternização, com todos levando pratos a serem compartilhados, como no sistema “motyori”, que significa festa comunitária.

A festa

No sábado da semana que vem, a festa acontecerá das 13h às 21h35, e no domingo, das 11h30 às 20h40, e em ambos os dias quem for à praça Kasato Maru, poderá conhecer ou tornar a experimentar delícias da culinária oriental, como por exemplo guiozá, tempurá, yakissoba, sushi e sashimi, além de atrações artísticas, entre shows musicais e até apresentações teatrais e de dança.

Leia mais  #TBT - Campolim e sua avenida principal transformados

 

Entre os destaques estão a segunda edição do Concurso de Cosplay, que foi a principal novidade de 2018, e o show da cantora japonesa Maiko Nakahira, enviada pelo Ministério da Cultura do Japão especialmente para a festa, fechando programação artística na noite de domingo. (Adriane Mendes)

Comentários

CLASSICRUZEIRO