Buscar no Cruzeiro

Buscar

Justiça promove Jornada da Cidadania em Sorocaba

22 de Abril de 2019 às 22:59

Também poderá ser emitida a segunda via de Carteira de Trabalho, para brasileiros e estrangeiros. Foto: Marcello Casal Jr. / Arquivo Agência Brasil

A Secretaria da Justiça e Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, promoverá no próximo sábado (27) a Jornada da Cidadania - CIC Móvel, iniciativa que tem como objetivo promover atividades e serviços gratuitos que possibilitem melhoria na qualidade de vida da comunidade local e estimulem a integração e inclusão social. O evento será realizado das 10h às 16h na Escola Estadual Bairro do Éden, localizada na Rua Salvador Leite Marques, 1251.

[irp posts="109305" ]

 

A ação reunirá atividades do Centro de Integração da Cidadania (CIC), do Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), da Fundação Procon e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), todos vinculados à Secretaria da Justiça e Cidadania.

Entre os serviços que serão oferecidos estão a emissão de documentos, como 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; RG para menores de 18 anos, brasileiros; inscrição, alteração e regularização de CPF; atualização e cadastramento no Cadastro Único da Assistência Social e exame de paternidade.

Também poderá ser emitida a segunda via de Carteira de Trabalho, para brasileiros e estrangeiros. Além disso, haverá orientação sobre encaminhamento à vagas de emprego do Posto de atendimento ao Trabalhador (PAT). Já o Procon vai prestar orientações sobre defesa do consumidor, endividamento e consumo responsável, entre outros temas. O Ipem também participará com distribuição de cartilhas sobre defesa do consumidor e de orientação aos comerciantes. Disponibilizará, ainda, balança para aferição de peso.

Microempreendedor

Os munícipes contarão com orientação sobre formalização e regularização de Microempreendedor Individual (MEI) e acesso à microcrédito pelo Banco do Povo Paulista; sobre denúncia de racismo e intolerância religiosa; e sobre os serviços ofertados no Centro de Referência e Assistência Social - Cras, como acompanhamento familiar e serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Na área da saúde, serão oferecidos aferição de pressão arterial; testes de hepatite, HIV e glicemia; medição de peso e altura e de índice de massa corporal (IMC); orientação odontológica, ginecológica e para a emissão de cartão SUS, entre outros.

Rodas de conversa vão abordar o empoderamento da mulher, e o Ônibus Rosa realizará avaliação de mama e exame citológico, e tratará do tema planejamento familiar. Haverá, ainda, serviços relacionados à beleza e ao lazer, como corte de cabelo; atividades recreativas para crianças; brinquedos inclusivos e apresentação da modalidade jiu jitsu.

Migração

Devido à grande concentração de haitianos na região de Sorocaba, o CIC Móvel, da Secretaria da Justiça, prestará orientação migratória; jurídica e para naturalização. Os imigrantes também serão orientados sobre validação de diploma. A Polícia Federal esclarecerá sobre as possibilidades de regularização de imigrantes e documentação. O evento contará com transporte gratuito, saindo das cinco Casas do Cidadão de Sorocaba, das 9h às 14h, com saídas em intervalos de uma hora. Os ônibus estão sujeito a limite de lugares. (Da Redação)