Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas eletrônicas

Por Ana Claudia Martins

Justiça Eleitoral inicia preparo das urnas

Sistema de divulgação das candidaturas ainda não está finalizado em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (29/10/2020)

A Justiça Eleitoral iniciou ontem (29), em todo o Estado, o preparativo das 99.528 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 15 de novembro, 1º turno das eleições municipais 2020. Em Sorocaba, no entanto, a previsão é que as cerimônias de geração de mídias, preparação, conferência e lacração das urnas ocorra somente a partir da semana que vem, ou seja, após o feriado de Finados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), no total, a cidade terá 1.309 urnas eletrônicas para as eleições 2020 e 196 de contingência (reserva).

A primeira cerimônia que estava marcada para 9h de ontem, no cartório eleitoral da 271ª Zona Eleitoral de Sorocaba não ocorreu, embora o evento constasse oficialmente na divulgação feita pelo próprio TRE-SP.

Um funcionário da 271ª Zona Eleitoral disse que o evento não aconteceu na data marcada porque o sistema responsável pela divulgação das candidaturas registradas em Sorocaba para as eleições deste ano ainda não estava fechado. A ferramenta permite consultar informações sobre as candidaturas e cargo, bem como acessar informações detalhadas sobre a situação dos candidatos que pediram registro, além de todos os dados declarados à Justiça Eleitoral, inclusive informações relativas às prestações de contas dos concorrentes.

O funcionário disse ainda que as cerimônias de geração de mídias, preparação, conferência e lacração das urnas só podem ocorrer quando o sistema de divulgação das candidaturas estiver finalizado ou seja, sem possibilidade de ocorrer mudanças em relação aos pedidos de registro.

Conforme o TRE-SP, as cerimônias são públicas e os procedimentos realizados nesses eventos visam garantir a transparência e segurança do processo eleitoral, assim como o sigilo do voto. O TRE-SP informou ainda que os cartórios eleitorais do interior divulgam o edital com as datas na página da internet do Tribunal.

Preparativos

As mídias geradas são os dispositivos utilizados para carga na urna eletrônica para a votação e também para ativação de aplicativos no equipamento, e ainda para a gravação de resultado.

O procedimento de preparação (carga), feito pelos cartórios eleitorais, consiste na transferência para a urna dos dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito. Cada seção eleitoral corresponde a uma urna eletrônica.

Após alimentar as urnas com as informações dos eleitores e candidatos, os servidores realizam testes nos equipamentos, verificando o funcionamento, por exemplo, do som, impressora, brilho da tela e teclado.

Em seguida, são colocados lacres nos compartimentos das máquinas, devidamente assinados pela autoridade eleitoral, pelo promotor e pelos fiscais dos partidos e coligações presentes.

Com isso, todas as urnas, inclusive as de contingência (reserva), estarão prontas para serem utilizadas, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data da eleição. Qualquer tentativa de ligar a urna antes será fracassada, pois, quando ligada, a máquina mostrará uma tela com mensagem informando para aguardar o dia e hora do início da votação. (Ana Cláudia Martins)