Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Juntos no Enem’ orientará alunos de escolas públicas

27 de Junho de 2020 às 00:07

Projeto conta ainda com consultoria da professora Maria Inês Fini, ex-presidente do Inep. Crédito da foto: Divulgação

Professores e ex-alunos do Colégio Uirapuru em Sorocaba vão orientar, voluntariamente, estudantes da rede pública que se preparam para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto, intitulado “Juntos no Enem”, visa reduzir a desigualdade de condições, agravada durante a pandemia do novo coronavírus, entre os candidatos que farão a prova que principal método de ingresso nas universidades públicas do País.

O programa oferece 100 vagas para alunos do 3º ano do Ensino Médio ou egressos da rede pública de ensino. Os interessados devem preencher uma ficha de pré-cadastramento do site www.colegiouirapuru.com.br. No site também está disponível formulário de inscrição para ex-alunos do Colégio Uirapuru interessados em participar voluntariamente do programa como monitor em conteúdos relacionados às suas respectivas áreas de conhecimento e em redação.

A iniciativa tem apoio do Instituto Uirapuru, da Pontue, da Stoodi, e conta ainda com consultoria da professora Maria Inês Fini, ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela elaboração do Enem.

Com longa trajetória na área de avaliação e currículo, Maria Inês ocupou a presidência do Inep de 2016 a janeiro de 2019, quando foi exonerada do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro. Antes disso, entre 1996 e 2002, ela foi responsável por idealizar e implementar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No projeto “Juntos no Enem”, Maria Inês Fini dará consultoria aos professores e voluntários de maneira virtual.“[O projeto] é uma atitude meritória que deveria ser seguido por outras instituições de ensino. Estamos passando por um período difícil e não é hora de competitividade, é hora de solidariedade”, afirma.

Diretor do colégio Uirapuru, Arthur Fonseca Filho detalha que o acesso às trilhas de aprendizagem, bem como o contato com monitores e supervisão dos professores responsáveis pelo projeto, serão oferecidos gratuitamente por meio de plataforma on-line.

Ele ressalta que o projeto não é um cursinho pré-vestibular, mas de uma monitoria, que visa dar suporte de encaminhamento aos candidatos interessados em ter bom desempenho no Enem. Fonseca Filho comenta que a iniciativa surgiu de forma espontânea, por sugestão de uma ex-aluna, nas redes sociais do colégio, e que rapidamente ganhou endosso dos professores e da direção da escola. “Como diretor é uma satisfação muito grande ver esse tipo de iniciativa”, comenta.

Segundo Maria Inês, além do conteúdo programático, o apoio dos curadores ajuda a dar mais confiança aos candidatos que estão se preparando para o exame. “É um incentivo de pessoas que são exemplos, porque passaram pelo mesmo processo e tiveram sucesso”, complementa.

A realização do Enem 2020 vem sendo alvo de dúvidas, já que as aulas presenciais precisaram ser suspensas por causa da pandemia de Covid-19. As inscrições foram abertas em maio, porém sem data da prova. O então ministro da Educação, Abraham Weintraub, defendia a realização da prova em novembro, mas após pressão de estudantes e parlamentares, o MEC adiou as datas de aplicação do Enem. Uma consulta pública está aberta e tem como opções os dias 6 e 13 de dezembro de 2020, 10 e 17 de janeiro de 2021 e 2 e 9 de maio de 2021. A enquete se encerra no dia 30. (Felipe Shikama)