Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jovens ignoram decreto municipal e jogam futebol em centro esportivo de Sorocaba

15 de Maio de 2020 às 19:44

Jovens ignoram decreto municipal e jogam futebol em centro esportivo de Sorocaba Mesmo fechado, centro esportivo é usado por jovens para jogar futebol em Sorocaba. Crédito da foto: jornal Cruzeiro do Sul (15/5/2020)

Cerca de 10 jovens foram flagrados em partidas de futebol no Centro Esportivo André Matiello, na tarde desta sexta-feira (15), no bairro Pinheiro, em Sorocaba. O grupo contrariou o decreto municipal de calamidade pública, assinado em 21 de março pela prefeita Jaqueline Coutinho. No texto, consta que estão proibidas as aglomerações em ambientes públicos, como forma de prevenir a contaminação da Covid-19.

Por meio de nota, a Secretaria do Esporte e Lazer (Semes) informa que tanto a quadra quanto o campo do centro esportivo estão fechados ao uso da população. Consequentemente, não foi autorizada qualquer atividade no local por parte do governo municipal.

Registros de vandalismo

Segundo a Prefeitura, há registros de vandalismo no local para o uso do espaço. "Na última semana, a Semes trocou o cadeado dos dois locais em decorrência desses abusos", informa a secretaria.

De acordo com a Secretaria da Cidadania (Secid), as pessoas em situação de rua que estão no Clube do Idoso - situado ao lado do centro esportivo - também não têm autorização para a utilização dos equipamentos instalados no André Matiello. O governo explica ainda que nunca foi constatado a presença desses indivíduos no local. "Apenas uma vez por semana eles utilizam o tanque para lavar roupas e são autorizados para isso", informa a Prefeitura.

[irp posts="251221" ]

 

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou um documento recomendando que apenas atividades físicas individuais sejam realizadas enquanto durar a crise sanitária. Caminhada, corrida e andar de bicicleta são alguns dos exercícios aconselhados pela instituição, uma vez que essas modalidades respeitam o isolamento social.

Ronda

Durante a tarde, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma ronda em frente ao Clube do Idoso. Os oficiais foram questionados sobre a utilização das instalações da quadra e do campo, mas não souberam informar se o local estaria funcionando normalmente.

Os GCMs ainda relataram que a função no momento era acompanhar a entidade que serve de acolhimento para pessoas em situação de rua. De acordo com a Prefeitura, a GCM realiza a fiscalização, quando acionada. (Da Redação)