Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jovens da Fundação Casa aprendem gastronomia em Sorocaba

28 de Novembro de 2018 às 08:57

Proposta é capacitar os jovens para que tenham uma profissão no futuro. Foto: Emídio Marques

Jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação Casa de Sorocaba I e II estão tendo a oportunidade de participar de cursos profissionalizantes na área de gastronomia. A proposta foi concretizada por meio de articulação entre a Procuradoria, o Sindicato dos Hotéis e Similares de Sorocaba e Região e a Fundação Casa. Nesta semana, um grupo foi selecionado para aulas práticas sobre organização de coffee breaks oferecido pelo Centro de Formação do sindicato.

Anteriormente, outro grupo recebeu orientações sobre preparo e manejo de salgadinhos, como coxinhas, risoles, entre outros. Na ocasião, os jovens puderam apresentar uma mesa os salgados feitos por eles mesmos. Walter Brito, agente educacional da Fundação Casa, conta que a experiência foi positiva. “Foi muito proveitoso, pois puderam ver e reconhecer que são capacitados”, afirma.

Walter Brito. Foto: Emídio Marques

Brito explica que a profissionalização faz parte do projeto de ressocialização, que inclui educação e cidadania. “Existem várias ações que a gente vai trabalhando com o garoto para reinseri-lo na vida social, na comunidade, na família”, conta. A ideia é apresentar alternativas. “Para mostrar para ele que há outras possibilidades, além daquelas que ele conhecia”, diz.

Teoria e prática

No curso prático de coffee break, os alunos aprendem sobre planejamento, segurança alimentar, higiene, disposição dos alimentos em uma mesa, utensílios e como preparar um orçamento para oferecer esse serviço. Na primeira aula, do total de quatro que devem ocorrer, tiveram informações sobre conceitos básicos de higiene e pesagem dos alimentos. Com o desenrolar da aula, passaram a questionar os processos e demonstraram desenvoltura ao fabricar pães coloridos.

Um dos jovens, de 17 anos, conta que era a primeira vez que participava de um curso fora da unidade. Cumprindo medida socioeducativa por tráfico de drogas há três meses, disse que se interessou pelo curso, pois já trabalhou fazendo salgados em casa e gosta de culinária.

Marcelo Mota. Foto: Emídio Marques

“Espero aprender para poder praticar lá fora, quando sair”, explicou. Um outro aluno, também de 17 anos, revelou ser a primeira vez que tinha contato com gastronomia. “Estou interessado sim, mas não sei se levo jeito”, confessou. Dentro da unidade cursa o 9º ano do ensino fundamental e ainda não sabe qual carreira gostaria de seguir após a conclusão dos estudos. Nesta formação, participaram quatro internos da Fundação Casa I e II, além de outros dois jovens em medida de liberdade assistida atendidos pela Pastoral do Menor por meio do Projeto Girassol.

A Fundação Casa tem gestão compartilhada com a organização social Pastoral do Menor -- que oferece projetos educacionais, culturais e de profissionalização nas unidades, desde 2006 , para os jovens em medidas socioeducativas. Atualmente, há 130 jovens em internação nas unidades I e II da Fundação Casa em Sorocaba. O Sindicato dos Hotéis e Similares de Sorocaba e Região, que oferece 37 cursos na área hoteleira e gastronômica para associados e população em geral, consolidou a parceira para a integração profissional dos jovens.

“Oferecer para as pessoas oportunidade de vida, de entrar no mercado de trabalho, para que possa se construir cidadãos de qualidade”, afirma Marcelo Mota, coordenador gastronômico do Centro de Formação do sindicato.

Galeria

Confira a galeria de fotos