Covid-19 Sorocaba e Região

Jovem de São Roque recebe diagnóstico errado de covid-19 e teme ter contaminado família

Prefeitura afirma que pessoas com quem jovem teve contato foram testadas e aguardam resultados
Resultado positivo no exame de Giovani. Crédito da foto: Acervo pessoal (21/05/2020)

Um morador de São Roque (Região Metropolitana de Sorocaba) testou positivo para covid-19, mas só soube do verdadeiro resultado depois de ter encontrado a família para comemorar. Isso porque, horas antes, o jovem de 21 anos havia recebido, da Vigilância Sanitária do município, a informação de que seu exame teria dado negativo e ele não estaria com coronavírus.

Essa é a história do auxiliar de motorista Giovani Silva, que depois de ver a esposa e o filho, dois irmãos e cunhadas, seus pais e três sobrinhos, e comemorar o alívio de ter “testado negativo”, descobriu que estava com a doença e agora se preocupa em ter contaminado os familiares.

Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, o jovem afirma que sentiu falta de ar, percebeu a perda do paladar e do olfato, e foi testado. As recomendações médicas eram para que ele ficassem em quarentena, isolado. “Desses 14 dias, fiquei seis fechado com todos os cuidados. Na segunda-feira eles me ligaram e falaram que meu teste tinha dado negativo. Fui pra casa e à tarde eles ligaram e falaram que tinha me falado errado, e que meu teste certo era positivo”, relata.

Giovani também diz que as pessoas com quem teve contato já foram testadas, mas o resultado pode demorar até cinco dias para ficar pronto. O jovem também afirma que a Prefeitura se comprometeu a visitar a ele e sua família, mas que até o momento, nenhum profissional foi até eles.

Repercussão nas redes sociais

O caso do auxiliar de motorista foi divulgado em uma rede social pelo irmão que o hospedou no período em que ele ficou isolado. Até o fechamento desta matéria, a publicação contava com mais de 400 compartilhamentos.

Na publicação, o irmão de Giovani diz: “Hoje por volta das 9 da manhã recebemos uma ligação da vigilância da saúde dizendo que o resultado do exame dele tinha dado negativo […] depois dessa notícia fez sua mala e foi pra sua casa, deu um abraço no filho de 2 anos que não via a 7 dias teve contato com a mulher dele, minha irmã […] enfim, estava feliz com o resultado negativo, quando foi por volta das 16 horas recebemos outra ligação da vigilância dizendo que eles teriam errado no exame”, relata.

Prefeitura diz que vai acompanhar o caso

Em resposta, a Prefeitura de São Roque publicou uma nota em sua página do Facebook, alegando que a partir da terça-feira (19) os resultados da covid-19 deixariam de ser comunicados por telefone e passariam a ser disponibilizados por e-mail, WhatsApp ou outras plataformas de comunicação.

Sobre o caso de Giovani, a Prefeitura afirmou que os familiares do jovem receberão acompanhamento diário que definirá os procedimentos indicados.

O Cruzeiro do Sul questionou os motivos que levaram ao comunicado errado do resultado e se outras pessoas também teriam sido vítimas do erro, mas a Prefeitura apenas respondeu o e-mail com o mesmo conteúdo da nota divulgada e a informação de que a família de Giovani já foi testada.

NOTA OFICIAL RESULTADOS EXAMES COVID19O Departamento de Saúde informa que, a partir de hoje (19), todos os resultados…

Publicado por Prefeitura da Estância Turística de São Roque em Terça-feira, 19 de maio de 2020

 

Comentários