Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jardim Botânico ganha coleção de bambus

10 de Março de 2019 às 06:31

Jardim Botânico ganha coleção de bambus O Palacete de Cristal é uma das atrações existentes no parque, inaugurado há cinco anos. Crédito da foto: Secom Sorocaba

O Jardim Botânico de Sorocaba completa cinco anos de atividades na próxima sexta-feira, dia 15 de março. A data será comemorada com programação especial e entre as celebrações o espaço ganhará uma nova atração. Trata-se de uma coleção de bambus com aproximadamente 50 espécies, entre nativas e exóticas.

Há milênios, o bambu é conhecido e utilizado no Oriente para as mais diversas funções: alimento, estruturas de casas, paredes, telhas, portas e janelas, mobiliário, utensílios de cozinha, objetos de decoração, cercas, pontes, irrigação, drenos, embarcações, contenção de encostas, entre outras. Na América, sítios arqueológicos mostram que o bambu é usado há cerca de cinco mil anos. O Brasil possui mais de 250 espécies nativas de bambu, muitas delas endêmicas, e mais de 100 espécies exóticas introduzidas.

Também fazem aniversário no mês de março os encontros do Círculo Orquidófilo Sorocabano (COS) sediados no Jardim Botânico. Para comemorar a data, no dia 17 haverá a renovação da Cooperação Técnica firmada entre e instituição e a Prefeitura.

Dia de atividades

A Prefeitura, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado de São Paulo, Sindicato Rural de Sorocaba, Rede Paulista do Bambu (Rebasp) e Associação Brasil do Bambu (BambuBR), promove uma série de atividades no parque no dia 15.

Às 9h será realizada a abertura o evento, seguida da apresentação da coleção de bambus do Jardim Botânico de Sorocaba, às 9h30. Na sequência, será realizado um plantio comemorativo e apresentações musicais. À tarde, das 14h às 16h, haverá visita à coleção de bambus e apresentação de sistemas de tratamento a fogo e Difusão por Encharcamento Vertical (DEV), com Décio Benedito Bernardes, artesão e tutor da coleção de bambus.

Conservação

Inaugurado em 15 de março de 2014, a missão do Jardim Botânico é “promover a conservação in-situ e ex-situ, e o uso sustentável das espécies vegetais, em especial aquelas que são raras ou ameaçadas e representativas da biodiversidade local e regional, por meio de pesquisa, manutenção de coleções vivas e ações educativas, bem como proporcionar a integração entre ciência, história, tradições culturais e lazer.” O Jardim Botânico fica na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)