Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jaqueline Coutinho terá reunião com secretários nesta tarde na Prefeitura de Sorocaba

02 de Agosto de 2019 às 07:32

José Crespo é cassado pela Câmara de Vereadores de Sorocaba Jaqueline Coutinho recebe a imprensa em uma sala da Prefeitura de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (2/8/2019)

Atualizada às 9h56

A nova prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho (PTB), deve se reunir com secretários municipais às 14h desta sexta-feira (2). Neste momento, ela está no gabinete de vice-prefeita e conversa com assessores para decidir os primeiros passos do seu governo.

Jaqueline Coutinho chegou ao Paço Municipal às 8h10, depois de assumir, cinco horas antes, a Prefeitura de Sorocaba. Ela tomou posse como prefeita após a cassação de José Crespo.

https://www.youtube.com/watch?v=OnhcoffoVOM&feature=youtu.be

A prefeita já planeja como será a sua sexta-feira no Paço Municipal. “Avalio que deverá ser um dia de muita tranquilidade e muito trabalho”, diz.

Sobre o secretariado, Jaqueline Coutinho pretende conversar com os atuais titulares das pastas. “Não pretendo fazer mudança de imediato. Precisamos sentar e avaliar”, garante. “Vamos conversar e analisar”, acrescenta.

Ela também ponderou que ainda existe a possibilidade de recurso ao Judiciário. “Temos que agir com muita tranquilidade e cautela”. E completou: “Não posso dizer que estou feliz, porque que se eu estou feliz, alguém está infeliz. E eu não me sinto bem com essa situação”, termina.

Posse na Câmara de Sorocaba

Jaqueline Coutinho foi empossada prefeita de Sorocaba na Câmara de Vereadores. A declaração foi dada pelo presidente do Legislativo sorocabano, Fernando Dini, às 3h06 da manhã desta sexta-feira (2).

Jaqueline Coutinho toma posse no cargo de prefeita de Sorocaba em cerimônia na Câmara. Crédito da foto: Fábio Rogério (2/8/2019)

A Câmara de Sorocaba julgou procedente, na madrugada desta sexta-feira (2), em sessão extraordinária que começou às 13h de quinta-feira (1), o pedido de cassação do prefeito José Crespo (DEM). O chefe do Executivo foi acusado de infração político-administrativa no caso do voluntariado na Prefeitura, em fato que envolve a ex-assessora Tatiane Polis. O resultado só saiu às 2h13 da manhã.

[irp posts="148264" ]

 

O relatório final da Comissão Processante, que pedia a cassação do prefeito Crespo, foi entregue na última terça-feira (30). O texto recomendou a cassação do mandato. Crespo precisava de sete votos para se manter no cargo, mas teve apenas quatro, e teve o mandato cassado por 16 votos a 4.

Segunda vez

Essa é a segunda vez que Jaqueline Coutinho toma posse na função de prefeita de Sorocaba. A primeira ocorreu em 24 de agosto de 2017, após José Crespo ser cassado pela primeira vez pela Câmara de Sorocaba.

Sessão extraordinária da Câmara julga processo de cassação do prefeito Crespo. Crédito da Foto: Fábio Rogério (1/8/2019)

Há dois anos, Jaqueline Coutinho ocupou a principal cadeira do Executivo depois de vários conflitos com o então prefeito José Crespo. A lista incluiu um pedido de exoneração da ex-assessora Tatiane Polis, desocupação do gabinete, três boletins de ocorrência e a criação de uma Comissão Processante e de uma Comissão Parlamentar de Inquérito.

Após 43 dias afastado, José Crespo (DEM) reassumiu o cargo de prefeito de Sorocaba em 5 de outubro de 2017. Jaqueline voltou a ser a vice-prefeita de Sorocaba. (Da Redação)